Publicado em 13 jul 2021

O acabamento e a proteção de superfícies pintadas de móveis de madeira

Redação

Os revestimentos da madeira são basicamente um tipo de material a ser aplicado na sua superfície para proteger a madeira de diferentes fatores naturais e artificiais. Esses fatores também incluem todos os agentes ambientais que podem causar danos à madeira. Em palavras simples, os revestimentos de madeira atuam como um salva-vidas para qualquer item de madeira. Os revestimentos de madeira podem ser aplicados em qualquer tipo de madeira, como exteriores e painéis, caixilhos, móveis de jardim e mobiliário urbano, móveis modernos, móveis de reprodução, cozinhas, portas, acessórios de decoração, pisos tradicionais. Os revestimentos de madeira tornam a madeira mais fácil de limpar e a mantêm higienizada. Também ajuda a selar os poros que podem servir de base para bactérias. Os revestimentos são a etapa final no acabamento da madeira que confere às superfícies de madeira uma aparência desejável e também são capazes de criar projetos de produtos de madeira de acordo com qualidade. O acabamento em madeira torna-a atraente, tem um bom desempenho por mais tempo e aumenta a sua durabilidade. Geralmente, as pessoas também se referem aos revestimentos de madeira como polimento de madeira e cores de madeira. Embora pintar móveis seja opcional, aplicar um acabamento é essencial para proteger a superfície da madeira. Sem acabamento, a madeira pode secar, rachar e deteriorar ou - se exposta à umidade - inchar de modo que as gavetas e portas não funcionem mais. Um bom acabamento evita inchaços e fissuras, protege contra manchas e realça o aspecto da madeira. Deve-se conhecer s requisitos e métodos de ensaio para acabamento e proteção de superfícies pintadas de móveis de madeira, contra os efeitos provocados por agentes que possam causar danos como: umidade, luz ultravioleta (UV), temperatura, risco, impacto, abrasão, aderência, produtos de limpeza e líquidos em geral.

Da Redação – 

Normalmente, cada móvel, novo ou antigo, precisa de um acabamento, mas nenhum deles é adequado para todas as situações. Embora pelo menos dez variedades e mais de uma dezena de marcas de acabamento estejam disponíveis, todas podem ser divididas em duas categorias: os penetrantes (aqueles que secam dentro da madeira) e os superficiais (aqueles que secam na superfície da madeira).

Os penetrantes são mais fáceis de aplicar e deixam uma aparência mais natural. Os de superfície são mais duráveis, mas não parecem tão naturais. Os de superfície são aplicados com pincéis e uma variedade de pincéis estão disponíveis - cada um com atributos diferentes. Os acabamentos à base de óleo podem ser aplicados com pincel natural ou sintético.

A goma-laca é um acabamento de superfície de secagem rápida, usado com pouca frequência hoje em dia, porque não é muito resistente à água ou ao álcool. Os vernizes oferecem uma proteção muito melhor e o mais resistente deles é o poliuretano.

O verniz poliuretano é à base de óleo, podendo ser aplicado com pincel natural ou sintético. Antes de aplicá-lo, deve-se limpar a superf...

Artigo atualizado em 12/07/2021 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica