Publicado em 14 fev 2023

O processo de medição em indústrias de software e de sistema

Redação

A medição apoia a gestão e a melhoria de processos e produtos. A medição é uma ferramenta primária para administrar atividades de ciclo de vida de sistema e de software, avaliando a viabilidade dos planos do projeto, e monitorando a aderência das atividades do projeto em relação a tais planos. A medição de sistema e de software é também o assunto principal na avaliação da qualidade de produtos e da capacidade dos processos organizacionais. Isto está se tornando cada vez mais importante em acordos bilaterais, proporcionando uma base para especificação, gestão e critérios de aceitação. A melhoria contínua requer mudança na organização. A avaliação das mudanças requer medição. A medição em si não provoca mudanças, mas ela leva a uma ação e não deve ser empregada puramente para acumular dados. Recomenda-se que as medições tenham uma finalidade claramente definida. Pode-se definir um processo de medição aplicável às disciplinas de gestão e engenharia de software e sistema. O processo pode ser descrito por meio de um modelo que define as atividades do processo de medição que são necessárias para especificar, de maneira adequada, quais informações de medição são necessárias, como as medidas e os resultados da análise devem ser aplicados, e como determinar se os resultados são válidos. O processo de medição é flexível, ajustável e pode ser adaptado às necessidades de diferentes usuários. O processo de medição, apesar de ter sido escrito para as áreas de sistema e software, pode ser aplicado em outras áreas.

Da Redação – 

O modelo de informação de medição é uma estrutura que vincula as necessidades de informação às entidades relevantes e aos atributos de interesse. As entidades incluem processos, produtos, projetos e recursos. O modelo de informação de medição descreve como os atributos relevantes são quantificados e convertidos para indicadores que fornecem uma base para a tomada de decisão.

A seleção ou definição de medidas apropriadas que tratam as necessidades de informação começa com um conceito mensurável: uma ideia de quais atributos mensuráveis estão relacionados a uma necessidade de informação e como eles estão relacionados. O planejador da medição define as suas estruturas que associam esses atributos às necessidades específicas de informação. Este modelo de informação de medição (ver figura abaixo) identifica os termos e conceitos básicos. O modelo ajuda a determinar o que o planejador precisa especificar durante o planejamento, realização e avaliação da medição.

A figu...

Artigo atualizado em 14/02/2023 05:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica