Publicado em 20 set 2022

Como garantir o desenvolvimento seguro de um software

Redação

A segurança cibernética é essencial para qualquer projeto de software, pois os problemas nesses aspectos aumentam com a mesma velocidade das transformações dos ambientes de negócios e de desenvolvimento dessas ferramentas. Assim, deve-se incorporar a segurança necessária a aplicações passa, por exemplo, pela análise de possíveis falhas de sistemas e de como agem os cibercriminosos.

Matteo Nava – 

As fraudes e os ataques digitais acontecem – e muito. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, a pesquisa Barômetro da Segurança Digital 2021, realizada pelo Instituto Datafolha, revelou que 57% das empresas entrevistadas citaram ser alvo de fraudes e ataques digitais com alta ou média frequência. Mesmo assim, apenas 32% delas têm um departamento próprio para cuidar da cibersegurança.

Esse mesmo levantamento revelou que, para quase metade de todas as empresas ouvidas, investir em segurança significa melhorar também a credibilidade junto a clientes e parceiros. Tal investimento – que ganha notoriedade a cada dia — mostrou-se ainda mais necessário após entrar em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com suas disposições relativas tanto à privacidade quanto à segurança da informação, e eventuais multas para quem infringi-las.

Em linha com a urgência desse tema, está o desenvolvimento seguro. Trata-se de um conjunto de práticas e processos que têm como finalidade proporcionar maior segurança desde o design e arquitetura de um software, até sua entrada em produção e sustentação como produt...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica