Publicado em 04 jul 2023

O desenvolvimento de aplicações é o caminho para acelerar a monetização do 5G

Redação

A ampliação do acesso à conectividade e à velocidade do 5G vai aumentar a eficiência de negócios locais, de indústrias regionais e do agronegócio com uso de dispositivos de monitoramento de safras e de condições climáticas, controle de estoques, gerenciamento da logística de produtos, entre outros. Outro impacto importante que o fixed wireless access (FWA) deve oferecer é o acesso à economia digital para muitos brasileiros que ainda não foram incluídos nela, ampliando, por exemplo, o uso do PIX.

Hermano Pinto – 

A quinta geração das redes móveis, o 5G, criou muita expectativa de quão longe pode chegar em termos de eficiência e produtividade porque suas potencialidades são imensas. Não se trata apenas de mais velocidade ou latência reduzida, mas de uma arquitetura que permite a gestão de uma infinidade de elementos inteligentes e de baixo consumo energético.

Tais características devem ampliar a conectividade e permitir o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, com melhor cobertura, maior qualidade na conexão e opções mais eficientes de processamento e armazenamento de informações. Diante da constatação de tanta evolução, agora o foco se volta para o lado mais prático do 5G: a sua monetização.

O debate já é intenso há algum tempo no setor e foi amplamente discutido no maior evento de tecnologia móvel do mundo: o Mobile World Congress (MWC), realizado, em fevereiro, em Barcelona. Tanto as iniciativas para efetivar a monetização do 5G apresentadas por fabricantes, fornecedores, operadoras, provedores de conteúdo, integradores e consultorias especializadas durante o MWC, quanto as que serão aprofundadas ...

Artigo atualizado em 04/07/2023 05:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica