Publicado em 20 set 2022

Cloud versus onpremise: será que é preciso partir para um único caminho?

Redação

O modelo híbrido faz sentido até porque a maioria das empresas já conta com investimentos em hardware onpremise e, muitas vezes, vale a pena aproveitar esse data center da maneira mais eficiente possível. O que se decide hoje (nuvem pública e privada) pode nem sempre ser a melhor solução para novas demandas que surgem amanhã. Ao adotar uma abordagem de nuvem híbrida, na qual a infraestrutura onpremise atua como a nuvem pública, as empresas podem desfrutar de maior flexibilidade e o melhor dos dois mundos, ao mesmo tempo em que aproveitam melhor as funcionalidades e reduzem custos.

Ricardo Perdigão – 

A transformação digital e a evolução da tecnologia levaram a diversas mudanças no gerenciamento de armazenamento de dados, e as empresas estão buscando formas de otimizar as operações com base nessas informações, aumentando a eficiência, aprimorando a mobilidade, flexibilidade e agilidade. Muitas empresas estão, por sua vez, analisando e comparando diferentes modelos de infraestruturas de TI, incluindo cloud x onpremise, e quais são seus principais benefícios para cada tipo de processo.

Toda solução de software precisa morar em algum lugar -- estar hospedada em algum tipo de servidor, seja na nuvem ou nas instalações da empresa. Embora a nuvem esteja ganhando popularidade rapidamente nos últimos anos, a migração total das aplicações nem sempre é a escolha ideal para todos os negócios.

Em alguns cenários, um servidor local é obrigatório e, em outros, a melhor abordagem é a híbrida, onde partes dos dados são armazenadas localmente, enquanto outras são acessadas por meio de um serviço de nuvem de terceiros. De acordo com a Gartner, até 2025, 85% das estratégias de infraestrutura integrarão opções d...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica