Publicado em 23 mai 2023

A importância da manutenção preditiva para a manufatura

Redação

A manutenção preditiva procura evitar falhas de equipamentos e tempo de inatividade conectando ativos corporativos habilitados para internet industrial das coisas (IIoT), aplicando as análises avançadas aos dados em tempo real que eles fornecem e usando os insights resultantes para informar protocolos de manutenção educados, econômicos e eficientes, permitindo que as empresas antecipem as falhas e programem a manutenção quando e onde ela for imediatamente necessária. Ela arma as empresas com as informações de que precisam para obter o desempenho máximo de seus ativos valiosos, mas mantém a confiança de que não as está pressionando demais e arriscando um colapso dispendioso.

Thiago Caetano – 

Qual é o maior objetivo de uma estratégia de manutenção? Maximizar a disponibilidade de ativos e ampliar o seu ciclo de vida, já que o custo de depreciação dos equipamentos é significativo em setores como manufatura. A grande questão é como proceder, abandonando definitivamente a manutenção corretiva e até mesmo deixando de contar apenas com a preventiva, e adequar os seus processos ao modelo preditivo. 

Uma análise da consultoria Deloitte indica que estratégias de manutenção inadequadas podem reduzir a capacidade produtiva geral de uma instalação em 5% a 20%. Estudos recentes também mostram que o tempo de inatividade não planejado está custando aos fabricantes industriais cerca de US$ 50 bilhões a cada ano.

Isso levanta a grande questão: a saída para evitar paradas é a adoção da manutenção preditiva? Como devo proceder? E quais são os maiores benefícios? Há muitas maneiras de ajudar sua empresa a adotar o modelo de manutenção preditiva em vez de usar a corretiva ou preventiva. 

Cada planta contém muitos equipamentos, e você conta com o desempenho correto de cada um para manter a l...

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica