Publicado em 23 mai 2023

A redução do erro por meio da gestão de riscos em um laboratório clínico

Redação

O erro de um laboratório envolve a falha de uma ação planejada que não se completou como foi proposta, ou uso de um plano incorreto para alcançar uma meta, que pode ocorrer em qualquer parte do ciclo do laboratório, desde o pedido da análise até o laudo de resultados e sua interpretação, e a reação aos erros. Assim, os testes laboratoriais são um processo altamente complexo e, embora esses serviços sejam relativamente seguros, eles não são tão seguros quanto poderiam ou deveriam ser. Os laboratórios clínicos há muito concentram sua atenção em métodos de controle de qualidade e programas de avaliação de qualidade que lidam com os aspectos analíticos de testes. No entanto, um crescente corpo de evidências acumuladas nas últimas décadas demonstra que a qualidade em laboratórios clínicos não pode ser assegurada apenas com foco em aspectos puramente analíticos. As pesquisas mais recentes sobre erros em medicina laboratorial concluem que, na entrega de exames laboratoriais, os erros ocorrem com maior frequência antes (pré-analítico) e depois (pós-analítico) da realização do exame. Por isso, deve-se aplicar um sistema para reduzir o erro de um laboratório e para melhorar a segurança do paciente aplicando os princípios de gestão de riscos, no que se refere aos aspectos analíticos, especialmente os aspectos pré-analíticos e pós-analíticos do ciclo do laboratório clínico e os cuidados do paciente.

Da Redação – 

O diagnóstico laboratorial é um campo em rápida expansão que contribui significativamente para a tomada de decisões clínicas, auxiliando na prevenção de doenças, diagnóstico e monitoramento da terapia. A qualidade e a segurança nos testes de diagnóstico, por outro lado, são essenciais para atingir o objetivo de cuidados de saúde seguros e de alta qualidade, sem que nenhuma outra disciplina desempenhe um papel tão importante na solução de segurança do paciente como a medicina laboratorial.

Nos laboratórios clínicos, existem três processos de teste: as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, que são referidas coletivamente como o processo de teste total. Os componentes pré-analíticos são definidos como etapas que começam com a solicitação do médico e incluem a requisição do exame, a preparação do paciente, a coleta da amostra primária, o transporte para e dentro do laboratório e o término quando o procedimento do exame analítico começa.

Conforme especificado na ...

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica