A determinação da pressão de vapor em produtos de petróleo
Redação
A pressão de vapor é uma importante especificação de qualidade para os produtos de petróleo, sendo uma medida da volatilidade de um combustível ou o grau em que ele vaporiza a uma determinada temperatura. Para a gasolina, a pressão do vapor é importante tanto para o desempenho quanto para o meio ambiente. Primeiro, porque os motores a gasolina exigem que o combustível seja vaporizado para queimar, a gasolina deve atingir uma pressão de vapor mínima para garantir que seja volátil o suficiente para vaporizar sob condições de partida a frio. Os motores também têm um limite máximo de pressão de vapor definido por preocupações com a vaporização na linha de combustível que pode resultar em bloqueio de vapor ou bloqueio da linha de combustível. No entanto, o limite mais crítico para a pressão de vapor na maioria dos mercados agora é a preocupação ambiental com as emissões evaporativas fora do veículo, que contribuem para a poluição. Normalmente, é essa preocupação que define a especificação crítica de pressão máxima de vapor para a maioria dos tipos de gasolina. Assim, uma propriedade física crucial de líquidos voláteis – particularmente petróleo bruto, gasolina, misturas de gasolina oxigenada e GLP – é a pressão de vapor, que deve ser determinada com precisão devido a vários motivos devidos aos riscos. Por isso, os usuários devem conhecer e entender o método para determinação da pressão de vapor exercida no vácuo por produtos de petróleo, hidrocarbonetos e misturas de hidrocarbonetos com oxigenados, utilizando instrumentos automatizados de medição de pressão de vapor.
Da Redação –
Pode-se ressaltar que este método é adequado para analisar amostras com ponto de ebulição superior a 0 °C, que tenham pressão de vapor entre 7 kPa e 150 kPa, a temperatura de 37,8 °C, a uma razão vapor/líquido de 4:1. O volume de amostras líquidas exigido para ensaio depende da razão vapor/líquido selecionada e da capacidade volumétrica da câmara de medição do instrumento.
Este método é adequado para a determinação da pressão de vapor de produtos de petróleo em temperaturas entre 0 °C e 100 °C, com uma razão vapor/líquido de 4:1 a 1:1 (X = 4 até 1) e pressões de vapor até 500 kPa. Contudo, as precisões estabelecidas na Seção 15 não podem ser aplicáveis. Ele também se aplica a combustíveis para turbina de aviação, desde que exerçam uma pressão entre 0 kPa e 110 kPa, a uma razão vapor/líquido de 4:1, na faixa de temperatura de 25 °C a 100 °C.
A pressão de vapor da gasolina e misturas de gasolina com oxigenados determinada por este método com uma razão vapor/líquido de 4:1(X = 4) e temperatura de 37,8 °C pode ser correlacionada com a pressão de vapor seco equivalente determinada pela ASTM D5191. Esta con...