Publicado em 17 jan 2023

Os métodos e as informações para a avaliação da incerteza de medição

Redação

A incerteza de medição (measurement uncertainty – UM) é o parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores da grandeza atribuída a um mensurando, com base nas informações utilizadas. Uma avaliação da incerteza de medição deve ser documentada que deve conter todas as informações necessárias para reproduzir o balanço de incerteza. Em particular, o seguinte deve ser registrado: a identificação do mensurando; a identificação das grandezas de entrada aplicáveis à cadeia de medição; a identificação da categoria para cada grandeza de entrada, ou seja, tipo A ou tipo B; a identificação da função densidade de probabilidade (PDF) aplicável usada para cada grandeza de entrada; a identificação da equação matemática aplicável usada para cada PDF; a incerteza-padrão calculada para cada contribuição; o coeficiente de sensibilidade ci; a incerteza-padrão combinada calculada; o fator de abrangência k, geralmente k = 2 (para 95% de confiança); e a incerteza expandida calculada. Os valores de incerteza podem ser expressos em dB ou em %. Todos os valores de incerteza devem ser expressos com não mais do que três dígitos significativos (por exemplo, 2,35 dB ou 12,4%). É difícil resumir todas as grandezas de influência da incerteza de medição e, muitas vezes, não se tem a intenção de estabelecer como a incerteza de medição deve ser levada em consideração na determinação da conformidade com um requisito EMC. A compatibilidade eletromagnética (electromagnetic compatibility - EMC) é a capacidade de um equipamento ou sistema de funcionar satisfatoriamente em seu ambiente eletromagnético, sem introduzir perturbações eletromagnéticas intoleráveis a algo daquele ambiente.

Da Redação – 

Quando se relata o resultado de medição de uma grandeza física, é obrigatório que seja dada alguma indicação quantitativa da qualidade do resultado, de forma tal que aqueles que o utilizam possam avaliar sua confiabilidade. Sem essa indicação, os resultados de medição não podem ser comparados, seja entre eles mesmos ou com valores de referência fornecidos numa especificação ou numa norma. É, portanto, necessário que haja um procedimento prontamente implementado, facilmente compreendido e de aceitação geral para caracterizar a qualidade de um resultado de uma medição, isto é, para avaliar e expressar sua incerteza.

O conceito de incerteza é um atributo quantificável, embora o erro e a sua análise tenham sido, há muito tempo, uma prática da ciência da medição ou metrologia. É agora amplamente reconhecido que, quando todos os componentes de erro conhecidos ou suspeitos tenham sido avaliados e as correções adequadas tenham sido aplicadas, ainda permanece uma incerteza sobre quão correto é o resultado declarado, isto é, uma dúvida acerca de quão corretamente o resultado da medição representa o valor da grandeza ...

Artigo atualizado em 16/01/2023 02:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica