Publicado em 14 dez 2021

Os critérios normativos para os alimentos vegetarianos ou veganos

Redação

Pode-se definir um alimento como qualquer substância processada, semiprocessada ou crua, que se destine ao consumo humano, e incluindo bebidas, gomas de mascar e qualquer substância que tenha sido utilizada na fabricação, preparação ou tratamento do alimento, excluindo cosméticos, tabaco ou substâncias usadas apenas como drogas. Os vegetarianos e veganos não comem carne vermelha, aves, caça, peixe, marisco ou crustáceos (como caranguejo ou lagosta) ou subprodutos animais (como a gelatina). Os vegetarianos comem uma dieta de grãos, leguminosas, nozes, sementes, frutas e vegetais, laticínios e ovos. Os vegetarianos que também não comem ovos, laticínios ou quaisquer outros produtos de origem animal são chamados de veganos. Outros tipos de vegetarianos incluem: os ovolactovegetarianos que comem laticínios e ovos (este é o tipo mais comum de dieta vegetariana), os lactovegetarianos que comem laticínios, mas não ovos, o ovovegetarianos que comem ovos, mas não laticínios. Segundo os especialistas, uma dieta vegetariana pode ser muito saudável, mas ela não será automaticamente mais saudável aos se eliminar a carne. Como todo mundo, os vegetarianos precisam se certificar de comer pelo menos cinco porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias; fazer as refeições básicas com batatas, pão, arroz, macarrão ou outros carboidratos ricos em amido e escolher os grãos integrais sempre que possível. Deve incluir alguns laticínios ou alternativas lácteas, como bebidas de soja e iogurtes, optando pelas com baixo teor de gordura e açúcar. Devem comer alguns feijões, leguminosas, ovos e outras proteínas. A maioria dos vegetarianos tem proteína suficiente em sua dieta. Boas fontes de proteína para vegetarianos e veganos incluem as leguminosas e feijão, os cereais (trigo, aveia e arroz), os produtos de soja (tofu, bebidas de soja e proteína texturizada de soja, como soja picada), as nozes e sementes. Para não veganos, os ovos, laticínios com baixo teor de gordura (leite, queijo e iogurte). Uma variedade de proteínas de diferentes fontes é necessária para obter a mistura certa de aminoácidos, que são usados para construir e reparar as células do corpo. As pessoas necessitam compreender as definições e os critérios técnicos a serem cumpridos para que os alimentos e ingredientes alimentares sejam adequados para vegetarianos (incluindo ovolacto-, ovo- e lactovegetarianos) ou veganos, bem como para a rotulagem de alimentos e alegações.

O vegetariano é aquele que não come carne, frango, caça, peixe, marisco ou subprodutos do abate de animais. As dietas vegetarianas contêm vários níveis de frutas, vegetais, grãos, leguminosas, nozes e sementes. A inclusão de laticínios, mel e ovos depende do tipo de dieta que se segue.

Os tipos mais comuns de vegetarianos incluem: o ovolactovegetarianos, aqueles que evitam toda a carne animal, mas consomem laticínios e produtos derivados do ovo: os lactovegetarianos ou aqueles que evitam carne animal e ovos, mas consomem laticínios; os ovovegetarianos, os que evitam todos os produtos de origem animal, exceto ovos; veganos são os vegetarianos que evitam todos os produtos animais e derivados de animais. Pessoas que não comem carne ou aves, mas consomem peixe, são consideradas pescatarians, enquanto vegetarianos de meio período são freqüentemente chamados de flexitarians.

Embora às vezes sejam considerados vegetarianos, pescatarians e flexitarians comem carne animal. Portanto, eles não se enquadram tecnicamente na definição de vegetarianismo. Em resumo, as dietas vegetarianas excluem carnes, aves, caça, peixes e crustáceos. C...

Artigo atualizado em 30/11/2021 06:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica