Publicado em 07 dez 2021

Vamos falar sobre a cultura corporativa de uma empresa

Redação

A cultura corporativa consiste no desenvolvimento de comportamentos aplicados a um determinado ambiente de trabalho, sendo um conjunto de valores, normas, regras de convivência e princípios a serem aplicados no dia a dia dos colaboradores de uma entidade. Entretanto, esse conceito é bastante amplo e vai ainda além, pois ela também forma a personalidade própria de cada companhia, o que afeta a sua imagem perante o mercado, impactando como a empresa é vista pelos funcionários, clientes, concorrentes e parceiros. Portanto, trata-se de um panorama de ambiente social e psicológico local, sendo plenamente possível perceber a essência do negócio e deduzir como se comporta os colaboradores a partir da cultura, mesmo que as normas sejam implícitas.

Luiz Otávio Goi Jr. – 

O conceito da cultura empresarial é comentado, estudado e citado pela maioria dos autores do mundo acadêmico quando o assunto é gestão empresarial, porém, como essa cultura se comunica com os stakeholders da empresa é algo que precisa ser amplamente tratado e discutido. A cultura empresarial é uma vertente que representa a realidade de uma empresa em poucas palavras.

Por muitas vezes, aqueles que são responsáveis pelas informações e pela estratégia, contrariam, contradizem e até desmentem as deduções realizadas por terceiros, porém algumas ações e atitudes falam mais pela empresa do que até mesmo aquilo que ela escreve e publica. As culturas empresariais existentes já estudadas, ficam dentro de quadrantes, que demonstram qual o direcionamento cultural da companhia.

Esse direcionamento segue caminhos que migram entre empresas descentralizadas ou centralizadoras e também entre empresas estabilizadas, com foco interno e empresas inovadoras com foco externo. Esses quadrantes podem ser vistos na figura abaixo.

...

Artigo atualizado em 07/12/2021 04:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica