Publicado em 02 Mar 2021

O que esperar da indústria de alimentos em 2021

Redação

No fechamento do segundo semestre do ano passado, mais da metade da população economicamente ativa estava fora do mercado de trabalho no país, considerando postos formais e informais, segundo dados do IBGE. Na outra metade, muitos brasileiros tiveram o seu salário reduzido, consequentemente limitando o seu poder de compra. Soma-se a isso o auxílio emergencial oferecido pelo governo a partir de abril e descontinuado a partir de janeiro deste ano. É neste cenário que fabricantes de alimentos e bebidas terão que navegar nos próximos meses. Com o poder de consumo de alguns extratos sociais bastante fragilizado, já é possível notar alguns consumidores alterando o seu padrão de consumo e dando preferência a produtos mais acessíveis. Para a indústria de alimentos, isso significa que um olhar atento a estratégias de precificação será cada vez mais importante, sobretudo no caso de produtos populares na cesta básica do brasileiro.

Monica Pieratti – 

Há uma frase famosa que diz que mudanças acontecem quando menos se espera. Ainda que muitos considerem essa expressão um clichê, a verdade é que ela se aplica perfeitamente ao que todos nós vivemos a partir de março de 2020. A chegada da pandemia ao Brasil impôs mudanças de comportamento que rapidamente se transformaram em novos hábitos de consumo, exigindo que diferentes indústrias corressem para se adaptar às novas e profundas mudanças no mercado consumidor - sendo isso duplamente verdadeiro no setor de alimentos.

No fechamento do segundo semestre do ano passado, mais da metade da população economicamente ativa estava fora do mercado de trabalho no país, considerando postos formais e informais, segundo dados do IBGE. Na outra metade, muitos brasileiros tiveram o seu salário reduzido, consequentemente limitando o seu poder de compra. Soma-se a isso o auxílio emergencial oferecido pelo governo a partir de abril e descontinuado a partir de janeiro deste ano.

É neste cenário que fabricantes de alime...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica