A conformidade dos insumos para livros didáticos adequados
Redação
O livro didático faz parte da dinâmica da sala de aula, sendo um dos recursos mais utilizados neste ambiente. A maneira como o conteúdo está exposto, diz qual o direcionamento que o professor deve tomar ao ministrar a sua aula. A maioria dos professores apoia nesse recurso a sua prática em sala de aula. Ele é o portador de escolhas do saber a ser ensinado e deve favorecer a aquisição de saberes relevantes por parte do aluno, de maneira a consolidar os conhecimentos adquiridos, ampliando-os sempre que possível, de forma a aprofundar e integralizar tais conhecimentos. Dessa forma, promovendo o desenvolvimento e habilidades dos estudantes, contribuindo assim para que estes adquiram autonomia. Mesmo com o advento do ensino digital, com o uso da internet, ele tem sido considerado como um dos principais veiculadores do conhecimento sistematizado, sendo um objeto reconhecido e privilegiado na cultura escolar. Sua importância pode ser verificada nas políticas governamentais que situam o Brasil como país que possui um dos maiores programas de distribuição de livros e pelo seu papel na definição dos conteúdos culturais, muitas vezes contestados, que serão privilegiados e transmitidos nas escolas. Deve-se saber sobre os requisitos dos insumos para livros didáticos, com a finalidade de garantir um produto adequado, com aparência, resistência e durabilidade necessárias para a sua finalidade de uso.
Da Redação –
A cultura escolar é singular com uma prática social própria e única, os principais elementos que designam essa cultura são os atores (famílias, professores, gestores e alunos), os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação), as instituições (organização escolar e o sistema educativo) e as práticas (pautas de comportamento que chegam a se consolidar durante um tempo). O livro didático é resultado de um processo de didatização, o que resulta numa forma característica de apresentação e organização dos conteúdos, uma forma escolar que está presente nos livros didáticos, ao apresentarem conteúdos, exercícios, ilustrações, exemplificações, e que não se manifesta só no livro, mas em todos os recursos utilizados na escola.
Estes conteúdos escolares, muitas vezes vítimas de contestações de toda ordem, este saber escolar resulta de um processo contínuo de seleção cultural e de elaboração didática e apresenta como característica a organização sob a forma de matérias ou disciplinas. A especificidade do livro didático o faz tornar-se não só elemento para a compreensão dos processos de ensinar em difer...