Publicado em 17 out 2023

Os ensaios de desempenho das cabines de segurança biológicas classe II

Redação

As cabines de segurança biológica (CSB) classe II (tipos A1, A2 e B2) são sistemas de barreiras parciais que se baseiam na movimentação de ar e filtragem para oferecer proteção ao operador, produto e ambiente e os níveis de biossegurança envolvem a combinação de práticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalações laboratoriais adequados para as operações realizadas e perigo representado pelos agentes infecciosos, da função de laboratório ou atividade. Estes níveis de biossegurança são descritos no manual de Biossegurança em Laboratórios da OMS. Há parâmetros normativos obrigatórios de desempenho das CSB, a relação e os procedimentos de ensaios, instrumento de medição, os critérios de aceitação e o conteúdo do relatório de requalificação. Também são especificados os ensaios que estabelecem os métodos e os critérios de aceitação aplicada para determinar a requalificação de todas as CSB classe II.

Da Redação - 

Quanto aos instrumentos das CSB, o termoanemômetro ou micromanômetro eletrônico com sonda única ou múltipla deve ter uma exatidão mínima de ± 5 % do fundo de escala. A coifa com medidor de fluxo de ar (balômetro) deve possuir exatidão de ± 3% da leitura, ± 0,003 m³/s e o manômetro ou transdutor de pressão deve ter uma faixa mínima de 0 Pa a 500 Pa e com exatidão de ± 5 Pa.

Os procedimentos de ensaio devem seguir: ligar a CSB com os filtros HEPA/ULPA limpos e medir a perda de carga dos mesmos. As velocidades de face (inflow - fluxo de ar de face da CSB ou fluxo de ar que entra somente pela grelha frontal) e do fluxo de ar descendente (downflow - fluxo de ar descendente ou fluxo de ar que sai do filtro de insuflação HEPA/ULPA e desce até a bancada de trabalho) devem permanecer dentro dos níveis de aceitação; aumentar a restrição ao fluxo de ar aplicando camadas de manta sintética, chapas perfuradas, para obstruir os filtros (destrutivo), ou outro meio similar até que a perda de carga dos filtros aumente para 1,5 vez a perda de carga inicial mantendo as velocidades de face (inflow) e do fluxo de ar descendente...

Artigo atualizado em 17/10/2023 05:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica