Publicado em 11 jul 2023

Engajando a equipe em um ecossistema e em parcerias para a inovação

Redação

Saiba o que é preciso fazer para criar um ambiente pró inovação, onde os colaboradores são motivados a contribuir e a transformar ideias em resultados. Já as parcerias de inovação são desenvolvidas para criar valor para cada parceiro trabalhando em conjunto. Os benefícios de uma parceria de inovação incluem o acesso a conhecimentos, competências, tecnologia e outros ativos intelectuais que não estejam disponíveis na organização, e o acesso a recursos de infraestrutura, como laboratórios experimentais e equipamentos, para desenvolver produtos e serviços novos ou melhorados.

Da Redação – 

Quando uma empresa inicia um novo projeto, o resultado depende em grande parte do equilíbrio que se estabelece no ecossistema de inovação. Ou seja, é necessário que os cinco pilares de sustentação de gestão sistêmica para a inovação estejam atuando em sincronia: liderança, estratégia, cultura, gestão e processos. Ao gestor cabe identificar os bloqueadores, analisando cada um dos pilares, para verificar se algum deles está efetivamente impedindo o progresso e o resultado bem-sucedido do ecossistema.

O maior risco envolvido, quando se negligencia essa análise minuciosa e não se resolve esse bloqueador a tempo, é desperdiçar todo investimento destinado ao desenvolvimento de capacidades dinâmicas. Daí a importância de assegurar que haja um perfeito alinhamento entre a estratégia da inovação e a estratégia competitiva da empresa.

Um estudo publicado no Journal of General Management (Sage) revela que os gerentes precisam exercer uma liderança transformacional, a fim de motivar seus funcionários a se engajarem em processos de inovação aberta. Acredita-se que esse tipo de liderança estimula um comportamento d...

Artigo atualizado em 11/07/2023 04:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica