O futuro da liderança envolve a visão, a estratégia e o aprendizado contínuo
Redação
Até 2030, 170 milhões de novos empregos serão criados globalmente, enquanto 92 milhões de funções serão transformadas por novas tecnologias, segundo o Fórum Econômico Mundial. Diante desse cenário, o papel da liderança se torna ainda mais desafiador: como guiar equipes em um ambiente de rápidas mudanças? As competências essenciais para um líder do futuro devem incluir os pilares como visão estratégica, cultura de aprendizado e clareza na comunicação.

Tavane Gurdos –
Certa vez, em uma conversa sobre as competências essenciais para a liderança, me perguntaram o que mais me inspirava em um líder. Minha resposta foi simples: a capacidade de enxergar o que eu ainda não consigo ver.
Ter uma visão macro é o ponto de partida para qualquer profissional que assuma a missão de liderar nos dias de hoje. Mais do que apenas compreender o ambiente corporativo, é preciso desenvolver uma perspectiva ampla, conectando diferentes áreas e compartilhando essa visão com o time.
Além disso, essa clareza de ideias é ainda mais necessária considerando os desafios do mercado atual. O avanço tecnológico e as mudanças constantes no espaço de trabalho exigem que a equipe tenha clareza em como agir, o que começa com o direcionamento das lideranças.
A última edição do relatório Futuro do Trabalho, produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), destaca um pouco do cenário em que vivemos: até 2030, 170 milhões de novos empregos serão criados, enquanto 92 milhões de funções serão transformadas por novas tecnologias. Portanto, as lideranças preci...