As lições para a transformação digital do atendimento ao consumidor
Redação
A transformação digital não envolve só tecnologia. Ela começa de dentro da equipe para fora. Não adianta usar ferramentais digitais se a cultura da companhia não se transformar. A tecnologia não resolve tudo sozinha. Ela é parte do processo. É claro que as ferramentas digitais podem contribuir para tornar as empresas mais rápidas, mas o primordial é que elas possam construir um diferencial competitivo, junto com a estratégia e o capital humano, capaz de gerar mais valor para o seu cliente final.
Elda Di Donato –
O ano de 2020 chegou ao fim e, com ele, uma sensação de ter vivido uma década inteira em 366 dias. Por mais dificuldades que tenhamos enfrentado, como o medo de uma doença desconhecida e a economia global em risco, o aprendizado trazido pela pandemia é inegável. Fomos conduzidos - como seres humanos e como empresas - a nos reinventar, encontrando novas soluções em uma velocidade sem precedente.
Ficou evidente que o atendimento ao cliente é parte fundamental para a sobrevivência dos negócios. E, neste ano, muitas empresas entenderam que agora têm um novo consumidor, e que os concorrentes também estão no caminho rumo à transformação digital, buscando aprimorar a jornada em todos os pontos de contato com os clientes.
Contudo, acredito que neste caminho não existem atalhos. Não adianta correr atrás da última tecnologia ou novidade porque alguma grande empresa está usando. É preciso traçar um plano para construir essa transformação. Existem algumas lições para o atendimento ao consumidor.
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