Publicado em 02 nov 2021

A amostragem manual de petróleo, derivados de petróleo e biocombustíveis

Redação

Qualquer pessoa envolvida na produção, transporte, refino, armazenamento ou distribuição de petróleo sabe da importância da amostragem e dos testes para garantir que o petróleo bruto e os produtos atendam às especificações exigidas. A amostra é uma porção extraída de um volume que contém as características químicas e físico-químicas nas mesmas proporções presentes no volume considerado para a amostragem. A amostragem e análise na indústria de petróleo e gás é o processo de tomar numerosas pequenas amostras de amostras de campos de petróleo e gás e realizar uma variedade de testes para confirmar a qualidade do produto e se estão em conformidade com os regulamentos governamentais, como o procedimento de análise e quais composições resultantes serão registradas. Existem regras específicas para onde e como amostrar e quando relatar líquidos de hidrocarbonetos como um volume líquido ou gás equivalente. A amostragem precisa de gás natural, petróleo bruto e condensados no local para análises laboratoriais é crucial para a geração de dados de qualidade. A amostragem e a análise de óleo e gás são realizadas para testar os componentes do produto. Muitas impurezas e contaminantes podem ser encontrados no óleo e gás, o que afeta o equipamento, o meio ambiente e a economia. Essas análises podem ser usadas em cenários de diagnóstico e preventivos. A amostragem e análise precisam ser realizadas para ficar em conformidade com os regulamentos de energia. Se a frequência de amostragem e análise não foi seguida, ou a análise não foi usada ou atualizada dentro do prazo exigido, os reguladores de energia podem atribuir eventos de não conformidade que podem resultar em menos receita e pagamentos incorretos de royalties. Para uma correta e segura amostragem, os operadores devem entender o os procedimentos e os equipamentos para obtenção manual de amostras de petróleo, derivados e biocombustíveis à temperatura e pressão ambientes a partir do ponto de amostragem até o recipiente primário.

Da Redação – 

Uma amostra composta representativa de óleo para análise é crucial, pois, mesmo o menor erro, pode resultar em uma perda de milhares ou possivelmente milhões de dólares. A amostragem é um assunto sério para as vendas de petróleo bruto e os equipamentos utilizados na amostragem deve ter como foco o conceito de retirada de amostra do duto, que seja corretamente representativa do produto. Isso é feito tomando uma amostra das condições de fluxo ou condições de fluxo replicadas do fluxo.

O principal ponto da amostragem de óleo cru é determinar a qualidade do óleo no ponto de transferência de custódia. O objetivo de um sistema de amostragem de óleo cru é pegar uma pequena porção representativa do produto que contém a água, óleo e contaminantes na mesma proporção que está fluindo no fluxo.

O dispositivo de amostragem deve ser capaz de amostrar o produto sob condições de tubulação, como temperatura, pressão, viscosidade e contaminantes. As amostras devem ser colhidas com segurança e manuseadas com cuidado. Se as amostras forem coletadas sem o uso de procedimentos adequados, a amostra pode ficar distorcida, o ...

Artigo atualizado em 01/11/2021 06:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica