Publicado em 18 jul 2023

Os termômetros de líquido em vidro devem ser calibrados conforme a norma técnica

Redação

O termômetro de vidro é constituído de um bulbo sensor, haste de vidro com escala graduada, tubo capilar interno e fluido de enchimento. O bulbo sensor é a parte sensível do termômetro e deve ser colocado no local onde se quer medir a temperatura. A maior parte do fluido fica no bulbo. A haste de vidro possui um tubo capilar interno, no qual o fluido irá se expandir. Embora o bulbo e o tubo capilar possam ser do mesmo material, é mais conveniente usar um vidro com bom fator de estabilidade para o bulbo e, para o capilar, um vidro fácil de ser trabalhado. O bulbo é um reservatório de vidro preenchido com líquido termométrico, que se constitui no sensor de um termômetro de líquido em vidro. Para garantir a precisão do termômetro de vidro, o tubo capilar deve ter uma área anelar uniforme ou, então, o termômetro deve ser calibrado em muitos pontos. Os líquidos mais usados são o álcool, pentano, éter e mercúrio, linear e com fator de expansão de 0,005%/°C. Assim, o volume do bulbo deve ser cerca de 10.000 vezes o volume do capilar entre duas marcações separadas por 0,5 °C. O espaço acima da coluna de mercúrio até o topo selado da escala é evacuado, mas pode ser preenchido com gás inerte seco, como nitrogênio, para aumentar a faixa de medição de temperatura. As vantagens do termômetro de vidro são o baixo custo, simplicidade, grande duração, se manipulado corretamente. As desvantagens envolvem uma leitura difícil, confinamento ao local de medição, não adaptável para transmissão, registro ou controle automático e susceptível de quebra, pois é de vidro frágil. O método de calibração de termômetros de líquido em vidro, por comparação com padrões de temperatura, deve ser realizado conforme a norma técnica.

Da Redação – 

O termômetro de líquido em vidro (TLV) é um instrumento de medição de temperatura que tem como princípio de medição a expansão térmica de um líquido em relação à do bulbo de vidro que o contém. O TLV de imersão total é um termômetro de líquido em vidro projetado para indicar corretamente temperaturas, quando toda a porção do termômetro que contém o líquido termométrico (bulbo e haste) está exposta à temperatura a ser medida. O TLV de imersão parcial é aquele projetado para indicar corretamente temperaturas, quando o bulbo e uma parte definida da haste estão expostos à temperatura a ser medida e o restante da haste (coluna emergente) está exposto a uma temperatura especificada pelo fabricante. Um termômetro de imersão parcial deve ter gravado em sua haste a profundidade de imersão e a temperatura da coluna emergente especificada pelo fabricante, ou então deve se ater a uma norma.

O TLV de imersão completa é aquele projetado para indicar corretamente as temperaturas, quando todo o termômetro está exposto à temperatura a ser medida. O TLV de coluna (faden) é um termômetro de líquido em vidro com bulbo longo, u...

Artigo atualizado em 18/07/2023 06:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica