Publicado em 27 jun 2023

As características normativas dos registros para os aparelhos de cocção a gás

Redação

Esses produtos possuem as partes construtivas dos registros são constituídas por: registro macho cônico; registro macho plano; e registro macho cilíndrico. Pode ser acoplado ao dispositivo de pré-regulagem da vazão de gás que é destinado a dar à vazão de gás um valor determinado. A pré-regulagem pode ser contínua (parafuso de pré-regulagem) ou descontínua (mudança de orifícios calibrados). Devem funcionar em temperatura do ar ou do gás à entrada do dispositivo: 20°C ± 5°C; e gases secos reportados a: 101,33 kPa (1.013,25 mbar). Para os ensaios, a temperatura do ar ou do gás à entrada do dispositivo: 20°C ± 5°C; temperatura ambiente: 20°C ± 5°C; pressão atmosférica: 101,33 kPa (1 013,25 mbar); e pressão de ensaio: 2,75 kPa (27,5 mbar). Há paramentos normativos obrigatórios com o objetivo de definir as características de construção, funcionamento, métodos de ensaio e identificação dos registros de controle manual utilizados em aparelhos domésticos de cocção a gás, aplicando-se aos registros de controle manual com múltiplas funções, suscetíveis de serem utilizados em sistemas de cocção a gás.

Da Redação – 

Para o funcionamento, os registros, que são os dispositivos que permite a abertura, fechamento e variação do fluxo gasoso entre dois valores extremos pelo manuseio da haste, devem ter estanqueidade externa: estanqueidade de um circuito contendo gás, em relação à atmosfera; e estanqueidade interna: estanqueidade de um elemento obturador, na posição fechado, que isola um circuito contendo gás de um outro circuito ou da saída do registro. Todas as pressões são pressões relativas, tendo a atmosfera como referência, medidas perpendicularmente ao sentido do fluxo de gás: pressão de entrada do registro; pressão de saída do registro; perda de carga: diferença da pressão, em função da vazão, entre as pressões de entrada e de saída, quando os ele- mentos obturadores estão totalmente abertos; pressão máxima admissível de utilização: pressão de entrada, indicada pelo fabricante, até a qual o registro pode ser utilizado; pressão de ensaio: pressão de entrada aplicada nos registros.

A vazão volumétrica é o volume de ar que atravessa o registro por unidade de tempo e a vazão de referência é aquela vazão máxima de ar medid...

Artigo atualizado em 27/06/2023 05:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica