O projeto e a seleção das proteções fixas e móveis para a segurança de máquinas
Redação
O objetivo das proteções de máquinas e equipamentos é eliminar, neutralizar ou minimizar os riscos aos quais os profissionais podem estar expostos. Ele pode ser alcançado por meio de medidas técnicas e operacionais preventivas, que devem ser adequadas a cada situação e necessidade. O importante é que nenhum trabalhador execute suas atividades expondo-se aos riscos. A proteção de máquinas e equipamentos é uma barreira mecânica ou eletroeletrônica que impede o acesso às zonas de perigo, ou seja, protege dos mecanismos que oferecem perigo para as pessoas. Estas proteções devem ser preservadas, de forma a impedir que os trabalhadores burlem os mecanismos de segurança. Pode-se dizer que as proteções são as barreiras físicas projetadas como parte da máquina, para oferecer proteção. Ela pode atuar sozinha, caso em que só é eficaz quando é fechada (para uma proteção móvel) ou seguramente mantida no lugar (para uma proteção fixa), ou em conjunto com um dispositivo de intertravamento com ou sem bloqueio; caso em que a proteção é assegurada, qualquer que seja a posição da proteção. Dependendo de seu projeto, uma proteção pode ser chamada, por exemplo, de caixa, blindagem, tampa, tela, porta, carenagem. Deve-se entender os parâmetros normativos gerais para projeto, construção e seleção de proteções destinadas a proteger pessoas de perigos mecânicos, sendo indicados outros perigos que podem influenciar o projeto e a construção das proteções.
Da Redação –
Os aspectos do projeto e da construção da proteção estarão sujeitos à verificação por exame, inspeção, ensaio ou cálculo. Quando possível a verificação será realizada com a proteção em condição de operação. Devem ser fornecidas instruções para a correta instalação de proteções e equipamentos associados.
Quando as proteções forem anexadas a uma estrutura, as instruções devem incluir os requisitos para a fixação. Isso inclui a fixação em um piso; a montagem de proteções móveis; o número e tipos de fixações; e o cumprimento de outras normas pertinentes, por exemplo, a NBR ISO 13857 e a NBR ISO 14119.
As instruções devem ser fornecidas direcionando o usuário para o correto funcionamento das proteções e os bloqueios relacionados, se forem fornecidos com a proteção. Avisos contra uso indevido razoavelmente previsível devem ser fornecidos (ver NBR ISO 12100). Devem ser fornecidas informações indicando ações a serem tomadas antes que as proteções sejam removidas, por exemplo, isolamento de energia da máquina, dissipação de energia armazenada e procedimentos para a remoção de proteções.
Devem ser forneci...