A importância dos testes para a maturidade da continuidade de negócios
Redação
Pode-se destacar que não há uma fórmula padrão para a realização dos testes. Cada empresa obtém diferentes benefícios com a realização de cada tipo e de acordo com seu nível de maturidade na temática. Por isso, uma análise especializada deve ser realizada a fim da compreensão e do alinhamento sobre qual modelo apresentaria o melhor custo-benefício.
Alessandro Dinamarco e Igor Buess –
Além da business impact analysis (BIA), da análise de riscos e de toda a documentação de um sistema de gestão de continuidade de negócios (SGCN), a etapa de envolvimento é fundamental para que o conteúdo gerado no processo de identificação de criticidades, planejamento e preparação seja disseminado e compreendido pelos usuários e público geral. Esse é o momento no qual são realizados treinamentos, comunicações corporativas, testes e simulados.
O dinamismo e a aplicabilidade de todo o conteúdo gerado até o momento colocam em prova a cultura e a capacidade que a instituição tem de responder a eventos e situações adversas. Uma parte importante da governança de um sistema funcional em um ciclo de melhoria é a checagem do sistema implementado, o que garante seu grau de aderência às necessidades que a instituição e as áreas de negócio requerem diante de uma ruptura.
E é justamente nesse ponto que os testes vão ser relevantes em um cenário projetado, garantindo que situações hipotéticas, mas factíveis gerem reflexão e exercício em um simulado ou teste real. Ainda que seja em um ambient...