Como adotar o chronoworking sem gerar riscos para a empresa
Redação
O chronoworking no local de trabalho promete ajudar aqueles que consideram que são mais produtivos fora do horário tradicional das nove às seis, permitindo mais flexibilidade no horário de trabalho. Significa essencialmente permitir que as pessoas adaptem seus horários de acordo com o que funciona melhor para o seu próprio relógio biológico.
Pedro Signorelli –
Recentemente, uma tendência tem se destacado bastante no mercado internacional e vem ganhando espaço no Brasil: o chronoworking. Esse modelo consiste em adaptar o trabalho ao ritmo biológico de cada um, ou seja, você vai poder fazer suas tarefas no horário do dia em que se considera mais produtivo, seja de manhã, de tarde ou à noite.
No entanto, para que o chronoworking seja realmente viável, é necessário que o contexto atenda algumas premissas. Uma delas é saber trabalhar por resultados e para isso dar certo é fundamental existir confiança entre os integrantes do time, caso contrário, o risco de fracasso é grande.
As pessoas precisam ser accountable em relação aos seus pares, se sentindo responsáveis perante os demais integrantes, sabendo que suas entregas, ou a falta delas, afeta a entrega dos colegas. Além disso, é preciso estar ciente de que os resultados são atingidos em time, não individualmente, em geral.
Outra premissa é que o trabalho e as tarefas devem poder ser desenvolvidos de maneira assíncrona. Sem dúvida, várias tarefas do nosso dia a dia requerem um alinhamento inicial, ent...