Publicado em 29 mar 2022

A segurança elétrica das fontes potenciais de ignição em atmosferas explosivas

Redação

Um dispositivo de segurança destina-se à instalação dentro ou fora de atmosferas explosivas, requerido ou que contribui para o funcionamento seguro do equipamento Ex e sistemas de proteção, com relação aos riscos de explosão e o equipamento Ex sob controle ou Ex Equipment Under Control (EEUC) é um equipamento Ex que contém uma fonte potencial de ignição que é controlada por um dispositivo de segurança. As funções de segurança devem operar antes de uma fonte potencial de ignição do EEUC se tornar efetiva. As funções de segurança devem, desta forma, ser consideradas operacionais em um modo de baixa demanda. A detecção de uma falha perigosa em um dispositivo de segurança (por meio de ensaios de diagnósticos, testes de campo ou por outros meios) deve resultar em uma ação especificada para atingir ou manter um estado de segurança do EEUC. O dispositivo de segurança e o equipamento Ex devem ser avaliados para utilização como um conjunto, de acordo com as partes aplicáveis da Série IEC 60079 e com a ISO 80079, e devem possuir a devida marcação Ex. Com base em diversas condições que podem levar a altas temperaturas, diversas funções de segurança e de dispositivos de segurança podem ser necessárias. Levando em consideração que o local da instalação requer equipamentos que proporcionem EPL Gb, é requerido um RRF = 100. Estes controles poderiam incluir os dispositivos sensores de fluxo e de pressão do ar, os sensores de temperatura do ar de alimentação, os dispositivos automáticos de temporização que assegurem que nenhum equipamento elétrico no interior do invólucro seja energizado até que a atmosfera inicial dentro do invólucro tenha sido completamente renovada por pelo menos dez trocas de ar, a menos que possa ser assegurado que a atmosfera interna não seja uma área classificada e os dispositivos sensores de temperatura. As interconexões entre os sensores e a unidade de controle, e entre a unidade de controle e o atuador, deve também atender aos requisitos dos tipos de proteção Ex aplicáveis das Séries IEC 60079 e ISO 80079. Deve-se entender que um dispositivo de segurança pode ser uma medida para atingir um equipment protection leve (EPL) requerido do equipamento Ex com relação a uma fonte potencial de ignição. A combinação do dispositivo de segurança e o equipamento Ex pode então estar de acordo com as normas aplicáveis das Séries IEC 60079 e ISO 80079, com relação ao nível de proteção do equipamento EPL.

Da Redação – 

Para esses dispositivos de proteção, os ensaios funcionais apropriados devem ser executados de forma a assegurar que a função de segurança irá operar corretamente dentro de toda a faixa especificada das condições operacionais e considerando também a faixa de tolerâncias de fabricação ou outros fatores que podem afetar o desempenho do sistema de segurança. Para os ensaios de verificação de campo (proof test), o fabricante deve especificar nas instruções do produto todas as informações necessárias para que o usuário possa executar esses ensaios funcionais.

Um intervalo de 12 meses para um ensaio de verificação de campo pode ser considerado uma prática comum em muitas aplicações. Para a avaliação de um dispositivo de segurança simples, a taxa de falha perigosa ?d para a perda da função de segurança é determinada. Se não especificada pelo fornecedor do dispositivo de segurança, um dos seguintes métodos, descritos a seguir, pode ser utilizado para determinar a taxa de falha perigosa ?d.

Uma análise de falhas do tipo failure modes, effects analysis (FMEA) do dispositivo de segurança, utilizando taxas de fal...

Artigo atualizado em 29/03/2022 06:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica