Publicado em 28 mar 2023

A determinação dos resíduos de pesticidas organoclorados em amostras de águas

Redação

Os pesticidas organoclorados são substâncias orgânicas que possuem como principal característica a persistência no ambiente, tendo uma meia vida longa em solos, sedimentos, ar e biota. São compostos lipofílicos, o que os tornam bioacumulativos na cadeia alimentar e possuem grande estabilidade físico-química, não sendo voláteis à temperatura ambiente. Assim, devido a estas características, o uso de pesticidas organoclorados tem sido progressivamente restringido às aplicações específicas em diversos países. Diversos efeitos sobre a saúde humana tais como, interrupção endócrina e efeitos reprodutivos, têm sidos relatados, além dos efeitos neurotóxicos devido à exposição aos pesticidas organoclorados. São classificados como carcinogênico, sendo que uma quantidade significativa de organoclorados tem sido detectada em certos tecidos cancerosos. Assim, justifica-se a importância do monitoramento dos níveis destas substâncias em cursos de água, lençóis freáticos e água de consumo humano. Por isso, os usuários devem conhecer o método para a determinação de resíduos de pesticidas organoclorados por cromatografia gasosa em amostras de águas naturais, de abastecimento, efluentes domésticos e industriais.

Da Redação – 

No Brasil, a presença de pesticidas organoclorados em recursos hídricos tem sido monitorada por meio de trabalhos realizados em centros de pesquisas nas universidades. A ocorrência de compostos organoclorados é reportada em tecidos de peixes no litoral paulista e em águas fluviais em regiões agrícolas. O emprego de pesticidas organoclorados, nas últimas décadas, tem produzido acumulação de resíduos tóxicos em vários ecossistemas em todo mundo.

A concentração destes compostos tem alcançado níveis tóxicos em vários organismos terrestres, como pássaros e mamíferos, assim como em organismos aquáticos. Os resíduos de pesticidas organoclorados têm se tornado parte intrínseca dos ciclos biológicos, geológicos e químicos da Terra e têm sido detectados no ar, água, solo, plantas, invertebrados marinhos e, mesmo, na Antártica e no Ártico.

Os pesticidas organoclorados são relativamente inertes e sua alta estabilidade está relacionada às ligações carbono-cloro. Estes compostos são muito estudados devido à alta toxicidade, baixa biodegradabilidade e biossolubilidade em tecido lipídico. Alguns destes compostos pode...

Artigo atualizado em 28/03/2023 04:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica