Publicado em 07 jul 2020

Os perigos da legionelose em água de edificações

Redação

A Legionella é um gênero de bactérias patogênicas que podem causar doenças respiratórias conhecidas como legionelose. Foi identificada pela primeira vez após um surto de grande repercussão entre membros da Legião Americana na Filadélfia (EUA) em 1976. Essas bactérias são encontradas em sistemas de água naturais e artificiais, bem como, ocasionalmente, em alguns solos. Mais de 50 espécies de Legionella já foram identificadas. A espécie Legionella pneumophila está associada à grande maioria dos casos de legionelose (cerca de 90%). Esse termo é genérico usado para descrever qualquer infecção causada por bactéria do gênero Legionella. A doença do legionário (LD) e a Febre Pontiac são os dois tipos mais comuns de legionelose. Ambas são infecções no sistema respiratório, sendo a doença dos legionários a mais grave preocupação para a saúde pública por ser uma pneumonia atípica que pode ser fatal. A Febre Pontiac não tem fatalidades associadas e pessoas saudáveis se recuperam em no máximo cinco dias. Deve-se ressaltar que análise da água deve ser feita em laboratório acreditado para esta finalidade. A amostragem e as frequências das análises de Legionella spp. No (s) sistema (s) de água devem ser definidas pela avaliação de risco. É recomendável que a análise pesquise diferentes espécies de Legionella, uma vez que nem todas as espécies são capazes de causar males ao ser humano. Recomenda-se a pesquisa das seguintes espécies e subespécies: Legionella spp., Legionella pneumophila sorogrupo 1, Legionella pneumophila sorogrupos 2 a 14 (ou 15). O laboratório responsável pelas análises deve ter um canal de comunicação efetivo com o responsável pelo plano de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) e que o ele tenha uma comunicação com os profissionais que possam lhe dar recomendações técnicas para ações corretivas em caso de contaminação. Entre esses profissionais recomenda-se que esteja o avaliador de risco do sistema, pois o mesmo conhece o sistema, tem experiência no tema e pode dar recomendações assertivas. Recomenda-se que sejam tomadas as seguintes ações corretivas, de acordo com o resultado dos níveis de Legionella do laudo de análise da água: para níveis de Legionella superiores a 100 UFC/L (unidade formadora de colônias por litro) até 1.000 UFC/L, recomenda-se que seja realizada uma revisão das medidas de controle e da avaliação de riscos, a fim de identificar quaisquer medidas corretivas necessárias; para níveis de Legionella superiores a 1.000 UFC/L, recomenda-se que seja realizada uma revisão das medidas de controle e da avaliação de risco, podendo ser solicitada nova amostragem. A desinfecção do sistema pode ser considerada.

Da Redação – 

Em linhas gerais, o programa de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC), um método de gerenciamento de riscos com base científica que impede que os riscos possam prejudicar as pessoas, é uma abordagem científica e sistemática para identificar, avaliar e controlar os riscos de contaminação em diversos processos e situações, fornecendo uma abordagem preventiva. de acordo com os processos contidos na edificação em questão, desde a distribuição primária até o ponto de consumo. A equipe de APPCC deve seguir uma análise de risco para identificar o plano de APPCC, cujos perigos sejam de natureza tal que a sua eliminação ou redução em níveis aceitáveis seja essencial para garantir a segurança em todas as suas etapas.

Ao realizar a análise de risco, sempre que possível, o seguinte deve ser incluído: a ocorrência provável de perigos e gravidade de seus efeitos adversos para a saúde; a avaliação qualitativa e/ou quantitativa da presença de perigos; a sobrevivência ou multiplicação de microrganismos; a produção ou persistência de toxinas, produtos químicos ou agentes físicos. Mais de uma medida de controle pode ser necessária para controlar um (uns) risco (s) específico (s) e mais de um risco pode ser controlado por uma medida de controle específica.

Pode haver mais pontos críticos de controle (PCC), etapa em que o controle pode ser aplicado para prevenir ou eliminar um perigo para a segurança ou reduzi-lo a um ...

Artigo atualizado em 07/07/2020 03:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica