Publicado em 07 jul 2020

A cultura organizacional é um ingrediente essencial

Redação

Para garantir um sistema eficaz de gestão da qualidade, as organizações devem ter uma forte cultura organizacional.

LL “Buddy” Cressionnie – 

A eficácia do sistema de gestão da qualidade (SGQ) está diretamente ligada à cultura de uma organização. Alguns leitores discordam vigorosamente e pesquisam a palavra cultura na ISO 9001. Para economizar tempo, ela aparece na cláusula 4.1, nota 3, que descreve a compreensão do contexto interno.

Eu desafiaria, no entanto, que a cultura esteja presente em todos os requisitos de SGQ apresentados na ISO 9001. As organizações que lutam com seu SGQ o fazem porque sua cultura organizacional não promove os princípios de gestão da qualidade ISO 9000, que são fundamentais para o objetivo e a direção estratégica da ISO 9001.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional refere-se às crenças, valores, atitudes, maneiras, costumes, comportamentos e artefatos coletivos exclusivos de uma organização. O conhecido consultor, educador e autor Peter Drucker é citado como tendo dito: a cultura come estratégia para o café da manhã (1). Culturas prósperas e vibrantes transformam a estratégia em resultados estelares. As culturas organizacionais disfuncionais ou desalinhadas destroem as estratégias antes que elas possam se materializar, frustrar as pessoas, decepcionar os clientes e impedir o sucesso dos negócios.

A cultura organizacional inclui as expectativas, experiências, filosofia, integridade e valores que mantêm uma organização unida. É expresso na autoimagem da organização, no func...

Artigo atualizado em 07/07/2020 03:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica