Publicado em 30 jan 2024

As fraudes que podem ocorrer no setor empresarial

Redação

A fraude empresarial pode ocorrer uma única vez e custar milhões a uma empresa ou ocorrer ao longo de anos com o mesmo resultado. Um funcionário experiente e com as credenciais corretas pode desviar fundos através de folhas de pagamento falsas, registros de inventário falsificados ou outros meios. A fraude pode começar dentro ou fora da empresa, por funcionários, clientes ou fornecedores. Ocorre mais comumente com funcionários que trabalham em operações, contabilidade, vendas e alta administração. Uma que pode acontecer é a apropriação indébita de ativos que ocorre quando um funcionário toma ou utiliza indevidamente os ativos da empresa para seu ganho. Esse tipo de fraude pode parecer um simples roubo ou abuso de bens ou serviços da empresa. Por exemplo, um funcionário usa equipamentos da empresa para uso pessoal, mesmo que nunca os roube. Se o fraudador for esperto, a apropriação indébita de ativos pode acontecer repetidas vezes até que sejam implementados controles adequados, como uma forte gestão de ativos e de inventário. Uma empresa não precisa ser grande para ser vítima.

Da Redação – 

A falsificação aparece frequentemente como registos comerciais ou financeiros falsificados. Um funcionário pode criar registros falsos ao longo do tempo e usá-los para roubar fundos. Eles também podem falsificar crachás ou identificações oficiais para roubar propriedades ou bens.

Já roubar produtos para revenda ou uso pessoal é conhecido como roubo de estoque. Os funcionários podem fazer isso alterando os registros de estoque ou alegando ter perdido documentação e recibos. Os golpistas também podem vir de fora da empresa. A fraude em contas comerciais ocorre quando um hacker obtém acesso a contas bancárias por meio de malware, e-mails fraudulentos (também conhecidos como comprometimento de e-mail comercial) ou outros meios. Eles podem tentar fazer compras ou transferências não autorizadas antes que as credenciais da conta sejam alteradas.

O desvio de fundos da empresa usando a folha de pagamento da empresa é chamado de fraude na folha de pagamento. Um funcionário pode roubar fundos por meio de planilhas de horas falsificadas, emitindo bônus não autorizados ou pagando funcionários fictícios ou demitido...

Artigo atualizado em 30/01/2024 12:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica