Publicado em 06 set 2022

A classificação dos acidentes ferroviários

Redação

O acidente ferroviário é uma ocorrência que, com a participação direta do trem ou veículo ferroviário, provoca danos às pessoas, ao meio ambiente, ao veículo, às instalações fixas e/ou animais (no caso de animais, desde que ocorra paralisação do tráfego). O atropelamento é um acidente que ocorre com um trem ou veículo ferroviário com pessoas e/ou animais, provocando lesão ou morte. As ferrovias brasileiras transportam diversos tipos de cargas, incluindo produtos perigosos, sendo grandes volumes de produtos perigosos que, transportados pelo modal ferroviário, oferecem risco potencial à população circunvizinha, ao meio ambiente e ao patrimônio da própria empresa, caso ocorra algum acidente. Mesmo com a redução dos acidentes ferroviários, após o processo de privatização ocorrido nos anos 1990, ainda foram observados sérios impactos envolvendo produtos perigosos. Assim, torna-se imprescindível a gestão dos riscos para tais empreendimentos. Além disso, as ferrovias são basicamente um tipo de transporte que realiza circuitos logísticos de longo curso e baixa velocidade. Ela oferece uma diversidade de serviços aos solicitantes, desde o transporte de granéis, como minério, cereais, soja, entre outros, até vagões especiais para produtos refrigerados e automóveis novos, que exigem cuidados e equipamentos especializados. Pode-se classificar os acidentes ferroviários e estabelece os requisitos para comunicações e relatórios.

Da Redação – 

Um acidente ferroviário, na maioria das vezes com sérias consequências, é um risco real quando se utiliza de vagões como um veículo de transporte. Isso ocorre devido à natureza da locomoção, no qual uma quantidade significativa de massa é deslocada e dirigida por meios cinéticos sobre os trilhos. Quando há uma falha, por qualquer que seja o motivo, as ações corretivas são limitadas devido ao peso e à rigidez dos vagões, momento e lugar.

Mesmo que os veículos ferroviários sejam desenvolvidos para minimizar as chances de falhas, e mesmo que os operadores sejam treinados para os momentos críticos de segurança, os acidentes continuam a ocorrer. Porém, mesmo que ocorram acidentes ferroviários, o meio de transporte ferroviários ainda continua sendo estatisticamente um dos meios dos mais eficientes no translado de commodities.

Existem algumas causa dos acidentes ferroviários conhecidas, como o descarrilamento que pode ser provocado pelo material rodante: fratura de eixo; fratura de roda; fratura de friso da roda; aluimento do aro ou da roda; friso no rejeito (fino, alto, vertical); fratura de peças; peças em...

Artigo atualizado em 23/08/2022 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica