Publicado em 11 Aug 2020

As questões práticas para cancelar um projeto

Redação

É importante que todos estejam preparados para a interrupção ou o cancelamento do projeto, não só pela responsabilidade como gestores, mas também, pelo fato que, em algum momento, ele pode ser retomado e todos os registros, e bases de informação deverão estar disponíveis para a sua reabertura.

Bruno Leonardo Rosa e Marcio Pimenta – 

Cancelar um projeto é algo desagradável para todos, independentemente de sua posição na empresa ou participação no negócio. Muitos tomam essa decisão como pessoal tendo em vista o seu grau de envolvimento com o projeto, principalmente depois de um grande período de dedicação.

A situação de cancelar um projeto é normalmente uma prerrogativa da alta administração da empresa e pode ser decorrente de várias causas: mudança do cenário econômico do país; encerramento das operações do cliente que contratou o projeto; reavaliação dos investimentos da empresa, direcionando os recursos para outra unidade de negócio e/ou projetos; reestruturação empresarial e/ou das lideranças e patrocinadores; e impossibilidade de o projeto alcançar o objetivo pretendido.

Em outros casos os projetos se arrastam durante muitos períodos em função do apelo emocional que geralmente é grande. É difícil acreditar que algo que foi idealizado por mentes brilhantes e executado por uma equipe talentosa possa não dar certo. São os projetos zumbis. Entretanto, é preciso ter em mente que os projetos são selecionados, abertos e cancelados todos os dias.

Sob essa perspectiva, e conhecendo a função estratégica dos projetos como elementos chave do crescimento empresarial deve-se executar, periodicamente, e de forma criteriosa, a avaliação de desempenho do portfólio de projetos. Tal avaliação dará à alta administração da empresa ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica