Publicado em 06 jun 2023

O futurismo estratégico aplicado aos negócios e produtos

Redação

O futurismo estratégico entrega tendências, visões e levanta cenários de oportunidades e riscos baseados em estudos científicos, do micro ao macro, para que empresas, investidores e tomadores de decisões possam evitar riscos e aproveitar oportunidades, sejam elas conjunturais (com impacto de micro e médio prazo) ou estruturais (de longo prazo).

Ygor Pelicer – 

Nos tempos de hoje, presenciando os acontecimentos dos últimos anos, prever e estar preparado para possibilidades se tornaram tão relevantes e vitais para a criar um mercado, quanto para sobreviver e tornar-se líder de um negócio já existente através de um diferencial de valor agregado. A análise de tendências para o futuro de uma empresa, técnica conhecida como futurismo ou foresight, permite detectar mais facilmente os gargalos corporativos e as oportunidades de um modelo de negócio, seja identificando e ou cruzando os sinais de mudanças tanto sociais, quanto econômicas, políticas ou socioambientais que estejam no upstream e tenham grande propensão para serem adotadas massivamente.

Dessa forma, é importante considerarmos, também, as novas tecnologias que aparecem e podem mudar os negócios do dia para a noite, pois, assim, é possível traçar cenários e avaliar quais as melhores ações em cada caso específico. O uso desse conceito para avaliar as características e as perspectivas do negócio é um diferencial importante no mercado, afinal, empresas que conseguem antever os problemas e traçar estratégias para ...

Artigo atualizado em 06/06/2023 04:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica