Publicado em 06 jun 2023

O papel da engenharia elétrica em missões científicas espaciais

Redação

A exploração e o descobrimento dos segredos do universo. O espaço é um ambiente inóspito. Sem a proteção da atmosfera terrestre, os instrumentos ficam sujeitos a altas doses de radiação solar e impacto de partículas de alta energia -- praticamente todos de origem solar. O estudo destas condições no espaço -- chamado de clima espacial -- permite que engenheiros projetem a instrumentação eletrônica com a blindagem para sobreviver a tais condições extremas.

Paulo Simões – 

Você já deve ter visto imagens registradas pelo Telescópio Espacial Hubble (HST), ou pelo novo telescópio JWST. Novas imagens fantásticas do universo, dos planetas ou do nosso Sol são reveladas a cada nova missão espacial -- seja da NASA, ou da ESA, ou de consórcios de agências espaciais ao redor do mundo. A exploração e descobrimento dos segredos do universo dependem de instrumentos cada vez mais precisos, mais sensíveis e com maior resolução. Para o desenvolvimento e operação de missões espaciais, o papel da engenharia elétrica é fundamental.

Todos os instrumentos a bordo de um satélite ou sonda precisam de energia elétrica para funcionar. Satélites usam a energia da luz solar, captada por painéis solares, além de levarem também baterias e contarem com um sofisticado gerenciamento de energia. Porém, alguns casos são mais extremos: sondas espaciais viajam para (muito!) longe do sol.

Muitas missões espaciais exploram o sistema solar, por exemplo, a sonda Cassini que registrou de perto Saturno e seus anéis; ou a New Horizons, que levou nove anos até chegar aos limites do nosso sistema solar e ver Plu...

Artigo atualizado em 06/06/2023 04:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica