Publicado em 16 abr 2024

O mercado de inteligência artificial e cibersegurança

Redação

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que simula a capacidade humana de analisar e interpretar dados para solucionar problemas. Por meio dela, é possível realizar grandes análises sem qualquer intervenção do homem. Ao integrá-la aos sistemas de segurança, é possível automatizar os processos de verificação de ataques, podendo torná-los mais seguro ao reduzir a carga de trabalho dos especialistas de TI e aumentar a eficiência da identificação de ameaças.

Emerson Lima – 

O mercado de segurança cibernética continua a ser uma área crucial e dinâmica, impulsionada por uma série de fatores, em especial o aumento e a sofisticação dos ataques de ransomware até ameaças persistentes avançadas (advanced persistent threat - APT). As empresas de todos os tamanhos e setores enfrentam desafios crescentes quando o assunto é proteger suas redes e dados contra ameaças de hackers.

Segundo o relatório disponibilizado pela Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de segurança cibernética foi estimado em aproximadamente US$ 183 bilhões em 2023, e deverá atingir US$ 314,28 bilhões até 2028, crescendo a uma taxa anual de 11,44% durante o período de previsão (2023-2028). Além disso, as tendências como BYOD, inteligência artificial, IoT e aprendizado de máquina em segurança cibernética também estão evoluindo rapidamente.

Por exemplo, o aprendizado de máquina oferece vantagens na detecção de valores discrepantes, o que beneficia a segurança cibernética. Contudo, não podemos deixar de citar a IA Generativa (Gen IA), tecnologia essa que já está tendo aumento explosivo.

Impulsionada pel...

Artigo atualizado em 16/04/2024 01:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica