Publicado em 25 mai 2021

Crescem muito os gastos com cloud computing

Redação

A cloud computing ou computação em nuvem é um serviço de computação baseado na internet na qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de tecnologia da informação (TI) sob demanda de computação, armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados de maneira integrada através da internet, em qualquer lugar e independente de plataforma, sem ter que investir em equipamentos. Na cloud a definição de preço é pelo uso, paga pelo que consome. O benefício dessa abordagem não é apenas a redução dos custos com servidores locais, a cloud é uma maneira dinâmica de se ajustar às necessidades de recursos de TI ao seu negócio de maneira simples, segura e econômica. Diferente dos modelos comuns, a nuvem é composta por uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, permitindo total elasticidade em todos os seus recursos fornecidos. Assim, pode-se alocar os recursos desses servidores interligados para a utilização, ajustando sob demanda a capacidade de processamento, espaço, memória e banda. Isso tudo sem precisar reinstalar nada e sem perder tempo.

Vivaldo José Breternitz – 

Os profissionais da área de TI, já há algum tempo, percebiam que os serviços de cloud computing ou computação na nuvem cresciam, mas muitos deles devem ter sido surpreendidos pelos resultados trazidos por uma pesquisa do Synergy Research Group: em 2020, os gastos com esses serviços superaram aqueles que as empresas tiveram com plataformas próprias de computação. Os números são ainda mais surpreendentes quando se observa que os valores relativos a serviços na nuvem cresceram 35%, chegando a quase US$ 130 bilhões.

Enquanto isso, os gastos com estruturas próprias caíram 6%, para menos de US$ 90 bilhões. É a primeira vez que isso acontece; até 2019, os valores aproximadamente empatavam; uma das explicações dadas para o fenômeno é a pandemia, que estaria levando as empresas a terem estruturas próprias mais leves.

Os valores despendidos com plataformas próprias, compreendem servidores, armazenamento de dados, serviços de rede e segurança, além de software necessário a...

Artigo atualizado em 25/05/2021 03:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica