Publicado em 20 jan 2026

A implementação do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação

Redação

A gestão dos serviços de tecnologia da informação (TI) é a prática de projetar, fornecer, gerenciar e aprimorar serviços de TI para atender às necessidades dos usuários e aos objetivos de negócios, com foco em processos, pessoas e tecnologia para alinhar a TI ao valor comercial, indo além da simples correção de problemas técnicos para gerenciar estrategicamente todo o ciclo de vida do serviço, da criação ao suporte. Trata-se de abordar a TI como um serviço, garantindo consistência, eficiência e alinhamento com os objetivos organizacionais por meio de estruturas organizadas. As orientações normativas sobre uma abordagem por fases para implementar um SGS devem cumprir com os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 20000-1. A abordagem por fases fornece um quadro estruturado para acordar as prioridades e gerenciar as atividades de implementação. Esta parte da ABNT ISO/IEC 20000 ilustra uma abordagem genérica, de três fases, para gerenciar a implementação. O provedor de serviços pode adaptar as fases para atender às suas necessidades e restrições. Esta parte da ABNT ISO/IEC 20000 também pode ser utilizada com as NBR ISO/IEC 20000-2, ABNT ISO/IEC TR 20000-3 e ISO/IEC TR 20000-4.

Da Redação – 

A NBR ISO/IEC 20000-1 especifica os requisitos para um sistema de gerenciamento de serviço (SGS) para prover serviços de TI e se aplica a empresas de todos os tamanhos, setores, tipos e muitas formas organizacionais e modelos de negócio. Esta parte do ABNT ISO/IEC 20000 é um plano de implementação exemplar que fornece orientação para implementar um SGS para atender aos requisitos da NBR ISO/IEC 20000-1.

Os destinatários desta parte da ABNT ISO/IEC 20000 são provedores de serviço, mas ela também poderia ser útil para aqueles que aconselham prestadores de serviços sobre a melhor forma de atender aos requisitos da NBR ISO/IEC 20000-1. Está incluída nesta parte da ABNT ISO/IEC 20000 uma recomendação para provedores de serviço em uma ordem adequada para planejar e implementar melhorias e outras mudanças necessárias.

Ela sugere, por exemplo, uma ‘ para gerenciar a implementação e provê orientação na sequência de atividades e fases para implementar o SGS para atender aos requisitos da NBR ISO/IEC 20000-1, incluindo a integração de processos. O provedor de serviço pode escolher sua própria sequência para impl...

Artigo atualizado em 08/01/2026 03:05.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica