A importância da cibersegurança proativa para o sucesso dos negócios
Redação
A cibersegurança proativa envolve a antecipação e a prevenção de ameaças digitais antes que elas causem danos significativos. Em vez de adotar uma postura reativa, lidando com incidentes após sua ocorrência, as empresas que a adotam, investem em medidas preventivas e tecnologias avançadas para identificar e neutralizar ameaças em estágios.
Ruy Neto –
Na era da transformação digital, em que a tecnologia permeia todas as frentes dos negócios, a segurança cibernética é uma preocupação para empresas de todos os tamanhos e setores. Segundo um estudo feito pelo Barômetro da Segurança Digital, em fevereiro deste ano, 84% das empresas consideram a prática muito importante. Nesse contexto, a cibersegurança proativa também tem sido discutida como uma estratégia essencial para mitigar os riscos e fortalecer a resiliência empresarial.
A cibersegurança proativa envolve a antecipação e prevenção de ameaças digitais antes que elas causem danos significativos. Em vez de adotar uma postura reativa, lidando com incidentes após sua ocorrência, as empresas que a adotam, investem em medidas preventivas e tecnologias avançadas para identificar e neutralizar ameaças em estágios iniciais.
Porém, o mesmo estudo identificou que 79% das empresas afirmam ter planos de resposta para um possível ataque cibernético, mas só um terço delas fez testes preventivos recorrentes. Abaixo, estão listadas algumas práticas para evidenciar os benefícios que uma gestão de riscos eficiente tra...