Publicado em 30 jan 2024

O desempenho e a segurança das extensões elétricas, protetores e filtro de linha

Redação

A extensão elétrica é um equipamento constituído de um cabo de alimentação e uma ou mais tomadas móveis, com ou sem condutor de aterramento, cujo objetivo é estender ou aproximar a rede elétrica da (s) carga (s) a ser (em) alimentada (s) e/ou aumentar o número de tomadas disponíveis. O protetor é uma extensão elétrica dotada de dispositivo para proteção contra surtos de tensão e sobrecorrente, com condutor de aterramento e interruptor e o filtro de linha é também um protetor dotado de elementos para atenuação de ruídos elétricos em radiofrequência. Há requisitos normativos de desempenho e segurança obrigatórios para as extensões elétricas, protetores e filtros de linha, desmontáveis e não desmontáveis, com tensão nominal não superior a 250 V ca e uma corrente nominal de até 20 A, destinados ao uso doméstico e análogo, tanto para uso interno como para uso externo. Na norma o termo equipamento é usado como termo geral para designar as extensões elétricas, protetores e filtros de linha no seu texto, com exceção dos casos em que se faz referência específica a um destes tipos. Assim, os equipamentos são destinados a serem utilizados em temperaturas ambiente que não excedam normalmente 40°C, mas a sua média no período de 24 h não excede + 35°C, sendo o limite mínimo da temperatura ambiente de - 5°C. Os parâmetros normativos não são aplicáveis a outros equipamentos cujas características mecânicas não sejam similares a uma extensão elétrica, mas são aplicáveis a protetores contra surtos e a filtros de linha que sejam mecanicamente similares à extensão elétrica e foram concebidos para tal propósito, independentemente da nomenclatura adotada, e que não possuam norma específica. Caso o equipamento possua funções de transformação ou regulação da tensão alternada, desligamento automático por sub ou sobretensão, comando eletrônico para desconexão ou conexão da rede elétrica nas tomadas de saída, as especificações não são aplicáveis a essas funções.

Da Redação – 

Nesses equipamentos deve-se atentar para as temperaturas que possam causar um perigo de fogo que podem ser resultado de sobrecargas, falha nos componentes, ruptura da isolação, alta resistência ou soltura de conexões. Entretanto, o fogo com origem interna não pode espalhar além das áreas vizinhas imediatas da fonte do fogo, nem causar danos nas adjacências do equipamento.

Dessa forma, no projeto, devem-se ter os seguintes objetivos: tomar as providências razoáveis para evitar alta temperatura que possa causar ignição; controlar a posição de materiais combustíveis em relação a fontes de possível ignição; limitar a quantidade de materiais combustíveis usada; assegurar que tais materiais combustíveis, da forma que são usados, tenham inflamabilidade tão baixa quanto possível; usar invólucros de proteção ou barreiras, se necessário, para limitar a expansão do fogo dentro do equipamento; e usar materiais adequados para os invólucros de proteção. Também, devem ser incluídos os riscos mecânicos que incluem as exigências para os seguintes fins: prevenir contra danos devidos a altas temperaturas de partes acessíveis ...

Artigo atualizado em 30/01/2024 12:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica