Publicado em 05 set 2023

Os parâmetros normativos para o uso com segurança dos isqueiros

Redação

O isqueiro é um dispositivo portátil usado para gerar fogo, consistindo em uma capsula de metal ou plástico que contem fluido ou gás pressurizado inflamável e de uma cabeça que produz a ignição para criar uma chama. Ou seja, trata-se dispositivo de geração de chama operado manualmente, que emprega um derivado petroquímico como combustível, normalmente usado para deliberadamente acender cigarros, charutos e cachimbos, o qual pode previsivelmente ser usado para queimar materiais como papéis e acender pavios, velas e lanternas. Os isqueiros não são destinados especificamente para uso como velas, lanternas ou para outros usos que exijam um prolongado tempo de queima. Há parâmetros normativos obrigatórios para os isqueiros assegurarem um razoável grau de segurança no seu uso normal, ou na razoável e previsível má utilização de tais isqueiros pelos usuários. A especificação normativa de segurança se aplica a todos os produtos que geram chama, comumente conhecidos como isqueiros de cigarros, charutos e cachimbos, mas não se aplica a fósforos nem a outros produtos que geram chama, destinados a acender outros materiais que não cigarros, charutos e cachimbos. Os isqueiros, que são um dispositivo de geração de chama, podem, como todas as fontes de chama, apresentar um perigo em potencial para os usuários. A especificação de segurança determinada não pode eliminar todos os perigos, mas pretende reduzir riscos em potencial aos usuários.

O isqueiro pode apresentar principalmente dois tipos de funcionamento, no que diz respeito diretamente à forma na qual o derivado petroquímico se encontra dentro de sua cápsula. No isqueiro com fluido, assim que a parte superior do produto é aberta, o combustível, volátil, começa a evaporar por uma pequena abertura, ao friccionar a roda de aço a liga metálica são produzidas faíscas, gerando a combustão. Para cessar a chama é necessário fechar o isqueiro.

Nos modelos com gás pressurizado em estado líquido, o combustível é liberado ao se apertar uma válvula que abre sua câmara interna, geralmente acoplada à roda de fricção, produzindo faíscas e consequentemente a chama. Para cessa-la basta soltar a válvula. Os isqueiros ainda podem ser classificados como recarregáveis (geralmente de metal) ou descartáveis (comumente de plástico).

Assim, o isqueiro a fluido possui um pavio exposto que utiliza hidrocarboneto líquido como combustível, tal como hexano, cuja medida de pressão de vapor em 24°C não excede a 34,5 kPa e o isqueiro a gás utiliza o hidrocarboneto liquefeito como combustível, tal como n-butano, isobutano e propano, cujas medidas de pressão de vapor em 24°C excedem a 104 kPa. O isqueiro postmixing é a gás no qual o combustível é fornecido para combustão e o ar é fornecido no ponto de combustão e o premixing tem o combustível e o ar misturados antes de serem fornecidos para combustão. O descartável é um isqueiro comercializado com um suprimento complet...

Artigo atualizado em 05/09/2023 05:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica