Publicado em 05 set 2023

O material de referência certificado de minérios de ferro deve cumprir a norma

Redação

O ferro é um elemento ubíquo na crosta terrestre, podendo ser encontrado em grandes jazidas, na forma de minerais com teores extremamente variáveis mesmo como elemento traço. O ferro apresenta propriedades químicas e físicas que o faz importante em processos químicos e físicos, no ambiente mineral e nos sistemas biológicos. Um material de referência certificado (MRC), preparado a partir de um minério de ferro para fins de análise química, necessita ter homogeneidade, que é a condição de ter estrutura ou composição uniforme em relação a uma ou mais características de qualidade especificadas. Um material de referência é dito homogêneo com relação a uma característica de qualidade especificada, se o valor da característica de qualidade, como determinado por testes em amostras de tamanho específico, encontrar-se dentro de limites especificados de incerteza, sejam as amostras tomadas de unidades de fornecimento diferentes (frascos, pacotes, etc.) ou de uma única unidade. Há parâmetros normativos obrigatórios para o MRC de minérios de ferro para análises químicas em termos de características químicas e físicas; métodos de preparação; métodos de caracterização e certificação.

Da Redação – 

Os resultados de um programa de análise interlaboratorial podem ser usados para confirmar a homogeneidade de um candidato a MRC. A variação entre laboratórios inclui a variação devido a(os) método(s) analítico(s) usado(s) para a caracterização e a variação entre unidades do material. A magnitude desta variação determina a aceitabilidade do candidato para a certificação de um MRC.

Se a precisão do(s) método(s) analítico(s) for conhecida, a existência e a magnitude da variação entre unidades podem ser estimadas. Os resultados de um programa interlaboratorial usando um sistema de duas unidades produzem mais informações sobre a homogeneidade do candidato a MRC, com observação gráfica: a inspeção pode mostrar a homogeneidade do material.

Uma separação significativa entre os resultados analíticos de unidades diferentes indica não homogeneidade. Uma comparação entre médias de unidade: se o número de réplicas da determinação por unidade de amostra for grande (nik > 3), uma série de testes para comparação das médias da unidade, reportadas pelo mesmo laboratório, pode ser conduzida para confirmar a observaçã...

Artigo atualizado em 05/09/2023 05:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica