Publicado em 09 abr 2024

O papel da tecnologia na cadeia de suprimentos do mapeamento à eficiência

Redação

O supply chain desempenha um papel fundamental dentro das operações logísticas do comércio exterior, já que qualquer erro ao longo desse processo pode acarretar prejuízos consideráveis, como atrasos, vencimento de produtos ou até mesmo perda de carregamentos. Diante desse contexto, é necessário que as empresas envolvidas no comércio exterior (Comex) se dediquem à gestão e ao controle minuciosos de cada fase da cadeia de suprimentos. Nesse cenário, uma grande aliada para a gestão da cadeia de suprimentos é a tecnologia, fazendo com o que o investimento na aplicação de tecnologias digitais, como inteligência artificial, internet das coisas e blockchain, entre outras, seja imprescindível. Além disso, a integração dessas tecnologias digitais permite às empresas ter maior controle, visibilidade e eficiência operacional.

Thales de Lima – 

A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, desempenha um papel essencial no setor de comércio exterior (Comex). Abrangendo desde a extração da matéria prima até a entrega final ao cliente, cada etapa dessa trajetória demanda atenção detalhada, tornando a cadeia de suprimentos um alvo de significativos investimentos por parte das empresas.

Qualquer erro ao longo desse processo pode acarretar prejuízos consideráveis, como atrasos, vencimento de produtos ou até mesmo perda de carregamentos. Diante desse contexto, é necessário que as empresas envolvidas no Comex se dediquem à gestão e ao controle minuciosos de cada fase da cadeia de suprimentos.

A integridade e a atualização rápida das informações nos sistemas são fundamentais para evitar problemas como rupturas de estoque, perda de mercadorias e atrasos. Também é válido destacar a  importância de manter foco nos agentes essenciais da cadeia de Comex, incluindo o governo federal, agentes de carga, fornecedores de frete e despachantes.

Nesse cenário, uma grande aliada para a gestão da cadeia de suprimentos é a tecnologia. P...

Artigo atualizado em 09/04/2024 10:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica