Publicado em 11 jul 2023

A gestão do processo de análise do impacto nos negócios

Redação

O processo de análise do impacto nos negócios inclui os efeitos de uma disrupção na empresa. O resultado é uma declaração e justificativa das prioridades e requisitos de continuidade de negócios. A primeira etapa é a priorização de produtos e serviços, que é seguida por uma série de business impact analysis (BIA) de processo (opcional) e uma BIA de atividade. O escopo individual de cada uma das BIA pode ser limitado, mas juntas elas devem cobrir todo o escopo do sistema de gestão de continuidade de negócios (SGCN). As organizações devem revisar e realizar o processo BIA periodicamente (por exemplo, anualmente) e sempre que houver mudanças significativas na organização ou em seu contexto. Os resultados do processo BIA incluem: o endosso ou modificação do escopo do SGCN da organização; a identificação dos requisitos legais, regulatórios e contratuais (obrigações) e seus efeitos nas prioridades e requisitos de continuidade de negócios; a avaliação do impacto de um evento disruptivo ao longo do tempo na organização, a qual serve de base para a determinação de prioridades e requisitos de continuidade dos negócios; a estimativa do tempo necessário para que os impactos adversos aos produtos e serviços se tornem inaceitáveis após uma disrupção; a identificação dos requisitos para as atividades priorizadas; identificação dos recursos necessários para realizar as atividades priorizadas após uma disrupção, incluindo suas interdependências e requisitos, especificando o recovery time objective (RTO) e pontos de recuperação objetivos (RPO - recovery point objective) aplicáveis; a identificação de interdependências, incluindo fornecedores, parceiros e demais interessados; e a identificação das interdependências das atividades priorizadas.

Da Redação – 

A razão pela qual toda empresa deve incluir uma análise de impacto nos negócios é que ela faz parte de qualquer plano completo para minimizar os riscos. Todos os negócios podem ser interrompidos por acidentes e emergências, incluindo falha de fornecedores, disputas trabalhistas, falhas de serviços públicos, ataques cibernéticos e sem mencionar desastres naturais ou causados pelo homem.

Não é ideal produzir uma resposta quando se está em meio a uma crise, pois uma empresa inteligente já se preparou para esses riscos. Uma resposta criada em apuros provavelmente será arbitrária ou aleatória e quase certamente será menos eficaz. Com a devida diligência de uma análise de impacto nos negócios em mãos, uma empresa tem um plano de ação bem pensado para se recuperar da adversidade.

Isso dá à administração mais confiança em suas decisões e julgamentos ao responder a esses eventos. A análise de impacto nos negócios com instruções de alocação prioriza quais operações precisam de recuperação imediata e quais podem esperar. Ela também fornece um conjunto de critérios para testar os planos de recuperação.

Além...

Artigo atualizado em 11/07/2023 05:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica