Um modelo teórico de governança de tecnologia da informação (TI)
Redação
A governança de TI eficaz é um componente essencial da estratégia geral de negócios e da governança corporativa como uma política de governança, risco e conformidade. Ela gerencia a governança e os riscos, mantendo a conformidade com as regulamentações do setor e do governo. Otimizar a governança de TI requer a combinação certa de investimentos, políticas e pessoal de TI. Ela ajuda as organizações a combinar suas metas de TI com as metas de negócios. Uma estratégia de TI abrangente com forte governança de TI pode agilizar a tomada de decisões de TI, impulsionando, em última análise, os resultados em relação às principais metas de negócios. É cada vez mais um componente das equipes responsáveis pelas operações de TI que devem trabalhar juntas de forma mais eficiente para criar, testar e entregar o software. Os modelos e estruturas abrangem as funções e responsabilidades necessárias para processos de tomada de decisão e os processos, políticas e procedimentos internos usados para gerenciar projetos. Eles são usados para delinear a abordagem para o gerenciamento, controle, monitoramento e relatórios de desempenho do projeto e resultados do trabalho. Um modelo ou estrutura de governança é o conjunto abrangente de ferramentas, processos, diretrizes, procedimentos, políticas, modelos e sistemas que são usados para dar suporte e supervisionar o gerenciamento de um projeto. Dessa forma, a governança envolve estabelecer e ser responsabilizável pelo propósito e pelos parâmetros da organização. Embora o órgão de governança mantenha a responsabilização final por toda a organização, a prática de governança ocorre em toda a organização.

As organizações pequenas e grandes enfrentam desafios distintos de governança de TI, dependendo de seu tamanho, complexidade e maturidade. As pequenas podem ter dificuldades com falta de habilidades, recursos ou orçamento de TI; supervisão, responsabilidade ou controle limitados de TI; e planejamento, alinhamento ou medição de desempenho de TI inadequados. Além disso, elas podem estar expostas a altos níveis de risco de TI, vulnerabilidades ou problemas de conformidade.
Por outro lado, as organizações grandes podem lidar com várias unidades de TI, projetos ou partes interessadas; diversas necessidades, demandas ou expectativas de TI; arquitetura, integração ou padronização de TI complexa; e baixa agilidade, inovação ou capacidade de resposta de TI. Não existe um modelo de governança de TI único para todas as organizações, pois diferentes modelos têm várias características, vantagens e desvantagens.
Por exemplo, um modelo centralizado garante consistência, eficiência e segurança, mas pode reduzir a flexibilidade e a satisfação do usuário. Alternativamente, um modelo descentralizado permite autonomia e adaptabilidade, mas pode aumentar a comple...