Publicado em 14 nov 2023

O 5G na indústria transformará o chão de fábrica e potencializará os resultados

Redação

A rede 5G vai permitir ampliar a conectividade entre dispositivos. Estima-se que uma rede 4G permite 100 mil conexões por metro quadrado, enquanto uma a 5G possibilita 100 milhões de conexões por metro quadrado. Ou seja, uma ampliação em 10x das conexões entre aparelhos, tornando os processos ainda mais inteligentes e rápidos, aumentando ainda mais a produtividade dos negócios.

Angela Gheller – 

A quinta geração de rede móvel, o famoso 5G, está revolucionando diversos setores da economia global, e a indústria não é exceção. No Brasil, um país com uma economia diversificada e um setor manufatureiro relevante significativo, a chegada e evolução do 5G promete trazer impactos significativos e transformar a maneira como as operações industriais são conduzidas. 

Segundo o estudo Tecnologia 5G – Impactos econômicos e barreiras à difusão do Brasil, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a rápida implementação do 5G acrescentará R$ 81,3 bilhões no PIB potencial per capita de 2030, considerando a projeção do valor (R$) do PIB de 2021 e o crescimento populacional estimado pelo IBGE, que impacta diretamente na força de produção brasileira.

Avaliando o panorama do 5G no Brasil, levantei os principais pontos de atenção em relação aos benefícios e desafios aos quais as indústrias brasileiras devem ficar atentas com a evolução e expansão dessa nova geração de rede móvel. Faz bastante tempo que falamos sobre indústria 4.0 no Brasil, mas a realidade é que esse conceito ainda não é re...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica