Publicado em 06 jun 2023

O efeito dos lubrificantes na resistência dos preservativos masculinos

Redação

As propriedades da superfície do material dos preservativos masculinos de látex de borracha natural são de importância significativa durante seu uso. O látex apresenta inúmeras vantagens como material constituinte de preservativos masculinos, incluindo excelentes propriedades de barreira, baixo custo de fabricação e facilidade de processamento. Para lidar com as limitações de alta fricção e desconforto do preservativo, vários lubrificantes pessoais são usados entre os parceiros. Esses lubrificantes, normalmente líquidos à base de água, silicone ou óleo, diminuem o desconforto e aumentam o prazer durante a relação sexual. Contudo, os lubrificantes pessoais possuem várias propriedades indesejáveis. Uma deficiência dos lubrificantes à base de água é que sua solubilidade em fluidos fisiológicos e sua propensão para absorção nos tecidos corporais limitam seu uso prolongado, enquanto os lubrificantes à base de silicone e óleo exibem maior robustez ao serem dissolvidos em água. E quais são os efeitos desses lubrificantes no desempenho de resistência do produto? Há um método de avaliação do efeito ou compatibilidade de um lubrificante adicional ou pessoal com os preservativos masculinos de látex de borracha natural lubrificados. Ele também se aplica aos medicamentos tópicos e quaisquer outras substâncias que entrem em contato com esses preservativos. Ele descreve a medição de mudanças nas propriedades físicas dos preservativos, após exposição à substância de ensaio (por exemplo, lubrificante, medicamento tópico, etc.), e especifica os critérios de aprovação/reprovação para essas mudanças.

Da Redação – 

Há conhecimento de que o enfraquecimento do látex de borracha natural ocorre após contato com alguns lubrificantes, particularmente com produtos cuja base seja de petróleo. Este procedimento foi desenvolvido como um método de triagem para os fabricantes de lubrificante determinarem se um lubrificante pessoal particular ou medicamento tópico tem ou não um efeito significativo nas propriedades elásticas e de injeção de ar dos preservativos. Isto também se aplica aos medicamentos tópicos e outros químicos que podem entrar em contato com os tecidos da vulva, da vagina ou do reto, e, consequentemente, com os preservativos.

O método é projetado para uso em preservativos masculinos que atendam aos critérios da NBR ISO 4074. Embora o método de ensaio possa ser eficiente em preservativos masculinos feitos de outras matérias primas, não há evidências nas quais embasar os critérios de aprovação/reprovação para essas matérias. Este método de ensaio não determina a segurança da substância de ensaio ou do preservativo. Este método de ensaio é para ser usado somente para determinar se as propriedades elásticas ou de injeç...

Artigo atualizado em 06/06/2023 04:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica