Publicado em 06 jun 2023

As luvas cirúrgicas devem ser fabricadas conforme a norma técnica

Redação

A luva cirúrgica é feita de borracha natural e/ou sintética, de formato anatômico, com bainha ou outro dispositivo capaz de assegurar seu ajuste adequado, de uso único, esterilizada para pronto uso ou a ser esterilizada. A bainha é o filme enrolado sobre si mesmo na extremidade aberta da luva e a esterilização é o processo a que é submetido o produto, a fim de promover a destruição da totalidade dos micro-organismos, por meio de radiação gama, óxido de etileno ou outros processos que venham a ter sua eficácia previamente comprovada. Um lote de fabricação é a identificação atribuída ao número de unidades de produtos fabricados em um determinado período, sob condições controladas de processo, de maneira a permitir a rastreabilidade das matérias primas, do pessoal e dos equipamentos utilizados. Para entender a conformidade dos produtos, um lote de inspeção é um conjunto de unidades de produto a ser amostrado, a fim de verificar a conformidade com as exigências de aceitação e os micro-organismos patogênicos são os agentes causadores ou potencialmente causadores de patologias. Assim, elas devem, obrigatoriamente, cumprir os requisitos normativos para o recebimento, com a finalidade de garantir um produto eficaz quanto ao seu desempenho.

Normalmente, as luvas cirúrgicas servem para os profissionais da área da saúde utilizarem em procedimentos invasivos, que podem ser cirúrgicos ou não. Alguns exemplos de procedimentos menos invasivos, mas que ainda necessitam a utilização são: partos vaginais; procedimentos radiológicos invasivos e de acesso vascular em linha central, etc.

O maior propósito da esterilização das luvas cirúrgicas é a prevenção de infecção por possíveis bactérias que poderiam estar presente nas luvas, e ao contrário do que muitos pensam, as caixas onde as luvas são colocadas e transportadas não são esterilizadas. As caixas são utilizadas apenas para acomodação, transporte e prevenção de agentes externos. Os tipos de luvas cirúrgicas são as do tipo 1: luva cirúrgica de borracha natural; e as do tipo 2: luva cirúrgica de borracha sintética ou de mistura de borrachas.

A ...

Artigo atualizado em 06/06/2023 05:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica