Publicado em 06 jun 2023

As especificações normativas e os ensaios nos conjuntos de freio em bicicletas

Redação

A bicicleta é um o meio de transporte que possui duas rodas, com pedais que permitem transmitir o movimento à roda traseira por uma correia, um pinhão e uma roda de corrente. É um veículo que se move pela propulsão do usuário que deve pedalar. Os materiais mais utilizados para a sua fabricação são o aço, o alumínio e a fibra de carbono. Basicamente, possui um selim (sela, banco), canote de selim, guidão, mesa, manetes de freio, cabos de aço, freio dianteiro, pneu, roda dianteira, garfo, pedal, pedivela e engrenagem, corrente (correia), roda livre e engrenagem e freio traseiro. Quando se trata de freios de bicicleta, o primeiro passo é conhecer a qualidade dos materiais e qual o desempenho dele no estilo de pedalada. Os freios cantilevers tinham a vantagem de bloquear o acúmulo de sujeira e lama das trilhas, sendo que seu sistema consiste em dois cabos independentes, um de cada lado da roda, conectados por meio de um cabo transversal. Este cabo central é responsável pelo funcionamento da frenagem. Nos freios cantilever, as pastilhas do freio ficam localizadas entre o eixo pivô e o suporte do cabo transversal. Uma desvantagem desses sistemas é que, se o cabo central estiver com defeito, os outros cabos tendem a se abrir, colocando o ciclista em risco. O freio ferradura funciona no mesmo estilo do cantilever, com tração central, mas adaptado. Os v-brakes é um modelo mais evoluído do freio cantiléver, mas eliminou o cabo central, que costumava ser perigoso. O freio a disco de forma mecânica é caracterizado por um calibrador que tem a função de comprimir o pistão e os sistemas de freio controlados hidraulicamente possuem pistões que são ajustados por uma bomba hidráulica. Ela depende diretamente da alavanca do freio e do reservatório especial para o fluido de freio. Há parâmetros normativos obrigatórios de segurança e os métodos de ensaio para o conjunto de freio de bicicleta a ser utilizado em bicicletas de uso geral, cuja altura do selim supere 635 mm, quando montado na posição de inserção mínima do canote do selim até o solo.

Da Redação – 

Com um sistema muito simples de acionamento, baseado em cabos de aço, os v-brakes é um modelo mais usado, sendo uma evolução do freio cantilever, pois praticamente ele eliminou o cabo central, que costumava ser perigoso. Ele é bastante barato e ao mesmo tempo resistente, e seu dispositivo de frenagem funciona por meio dos manetes ligados aos cabos, que formam na área frontal da bike um V. Ao serem acionados, eles fazem com que as pastilhas do freio se encostem na parede lateral do aro. Sua manutenção é fácil, a regulagem é muito precisa e o sistema é bem seguro. Porém, como é de esperar, os componentes de segurança para as bikes foram evoluindo e com isso, o V-Brakes começou a dar lugar para os freios a disco.

Assim, um conjunto de freio é um dispositivo responsável pela frenagem da bicicleta e o conjunto de freio manual é composto de alavanca da maçaneta de freio, cordoalha (cabo) e atuador de frenagem. O freio tipo contrapedal, muito usado antigamente, não possui alavanca da maçaneta de freio e cordoalha (cabo). O movimento de frenagem ocorre progressivamente ao movimento contrário ao sentido de pedalar.<...

Artigo atualizado em 06/06/2023 05:06.

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