Publicado em 06 jun 2018

Explosivos em minerações e construções em áreas urbanas

Redação

Pode-se reduzir os riscos inerentes ao desmonte de rocha com uso de explosivos na mineração e em construções em geral, estabelecendo parâmetros a um grau compatível com a tecnologia disponível, para a segurança das populações vizinhas.

Da Redação –

explosão

A proximidade de áreas de mineração de centros habitados é uma decorrência natural da forte influência do custo dos transportes no preço final do produto. Isso ocorre, principalmente, com os agregados, devido ao seu baixo valor unitário.

Os fatores geológicos ligados à localização natural da jazida e ao grande volume das reservas, proporcionando longa vida útil aos empreendimentos, são fatores rígidos e imutáveis que impedem a mudança das áreas de extração.

Igualmente, o crescimento desordenado e a falta de planejamento urbano facilitam a ocupação de regiões situadas nos arredores das pedreiras, provocando um quadro crescente de conflitos sociais. Já os serviços de desmonte de rochas que utiliza explosivos é necessária nos casos em que os solos da obra, por meio da prospecção geológica, têm camadas de formações rochosas em profundidades nas quais se pretende executar fundações, caminhar com tubulações de infraestrutura ou edificar pavimentos enterrados.

A ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica