Publicado em 30 ago 2022

Os requisitos dos aços para as armaduras de estruturas de concreto armado

Redação

O aço é uma liga metálica de ferro e carbono, com um percentual de 0,03% a 2,00% de participação do carbono, que lhe confere maior ductilidade, permitindo que não se quebre quando é dobrado para a execução das armaduras. Os aços utilizados nas estruturas de concreto são classificados em categorias, conforme o valor característico da resistência de escoamento, sendo que, nessa classificação, a unidade de medida está em kgf/mm², sendo os aços classificados como: CA 25; CA 40; CA 50 ou CA 60. Conforme o processo de fabricação, há o aço tipo A que é fabricado pelo processo de laminação a quente sem posterior deformação a frio, ou por laminação a quente com encruamento a frio, apresenta em seu gráfico de tensão x deformação um patamar de escoamento, é fabricado com bitolas (diâmetros) iguais ou maiores do que 5 mm e é denominado barras de aço. O aço tipo B é fabricado pelo processo de laminação a quente com posterior deformação a frio (trefilação, estiramento ou processo equivalente), não apresenta em seu gráfico tensão x deformação um patamar de escoamento, é fabricado com bitolas de 5,0 mm; 6,3 mm; 8,0 mm; 10,0 mm e 12,5 mm e é denominado fios de aço. A corrida é o volume de aço que se obtém em cada operação de vazamento de um forno de produção do aço, entende-se também como a quantidade de aço que provém de cada uma das panelas em que se recebe o aço do forno, quando este é vazado em duas ou mais panelas. Ela caracteriza o início do processo de rastreabilidade do aço. Há requisitos normativos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados às armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial.

Da Redação – 

O aço é utilizado no concreto para garantir a resistência à tração da estrutura, ou seja, enquanto o concreto resiste aos esforços de compressão, o aço atua resistindo aos esforços de tração. Isso torna essa união perfeita entre esses dois itens, visto que ambos possuem o mesmo coeficiente de dilatação técnica e cada um atua melhor conforme o tipo de esforço que a estrutura sofre, o que garante a estabilidade da estrutura.

Dentre os diversos tipos de aço, os mais utilizados no concreto armado são os aços CA 25, CA 50 e CA 60, sendo que a sigla CA uma abreviação de concreto armado, ou seja, esse aço foi desenvolvido para ser utilizado junto com o concreto. Já a sequência de números depois da sigla representa a tensão de escoamento daquele tipo de aço, sendo a tensão máxima que o aço suporta ainda no regime elástico.

Quanto aos ensaios nos aços para as armaduras de estruturas de concreto armado, os lotes são os grupos de barras ou fios de procedência identificados, de mesma categoria e com o mesmo diâmetro nominal, mesmo revestimento superficial e mesma configuração geométrica superficial, apresentado à...

Artigo atualizado em 16/08/2022 04:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica