Publicado em 09 jan 2024

Não se engane ao comprar cabos elétricos mais baratos e de origem duvidosa

Redação

A polícia de São Paulo vem se deparando com uma problemática crescente no setor elétrico: a proliferação de fios falsificados e indevidamente rotulados, ostentando marcas de fabricantes. A apreensão surpreendente de um volume significativo de 8.000 metros de condutores adulterados, que não atendem aos rigorosos padrões estabelecidos pelas normas técnicas brasileiras, particularmente a NBR 5410, lançou uma sombra de preocupação sobre a integridade e segurança das instalações elétricas no país. Este incidente ressalta a importância de manter a qualidade e a conformidade com as normas para garantir a segurança e a eficiência das instalações elétricas de baixa tensão no Brasil.

Nelson Volyk – 

A polícia de SP realizou uma apreensão muito preocupante: um volume de 8.000 metros de fios falsificados. Esse fato reforça a principal preocupação do mercado: a ausência de qualidade em condutores que não seguem os parâmetros indicados pelas normas técnicas brasileiras, principalmente a NBR 5410, que estabelece as condições para instalações elétricas de baixa tensão.

O não cumprimento desses requisitos implica diretamente em uma questão que tanto os fabricantes como os consumidores devem ter sempre em mente: a segurança das pessoas e das edificações.

Negligenciar a qualidade dos cabos elétricos resulta em aumento da conta energia elétrica, que pode chegar facilmente ao patamar de 30% a mais no consumo mensal. Isso devido a redução da quantidade de cobre e baixa qualidade do material isolante.

Em muitos casos ocorrerá um curto-circuito que fará o disjuntor desarmar, mas dependendo das condições do local, poderá haver princípio de incêndio que poderá se transformar em um incêndio. Além disso haverá o risco de choques elétricos que pode levar a uma fibrilação cardíaca, conhecido como parada...

Artigo atualizado em 09/01/2024 10:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica