Publicado em 16 jan 2024

A integração da adaptação das empresas às mudanças climáticas

Redação

Devem ser destacados que existem requisitos e diretrizes normativas para a adaptação às mudanças climáticas, que incluem a integração da adaptação dentro ou entre organizações, a compreensão de impactos e incertezas e como elas podem ser usadas para a tomada de decisões. Esses parâmetros são aplicáveis a qualquer organização, independentemente do tamanho, tipo e natureza, por exemplo, locais, regionais, internacionais, unidades de negócios, conglomerados, setores industriais, unidades de gestão de recursos naturais, etc. Os impactos das mudanças climáticas podem ser diretos ou indiretos, e podem assumir várias formas, como física, social, financeira, política, regulatória ou reputacional, e, como tal, a adaptação às mudanças climáticas tem um escopo muito amplo. As especificações normativas permitem que as organizações priorizem e desenvolvam uma adaptação eficaz, eficiente e adequada aos desafios específicos das mudanças climáticas que enfrentam. Seus principais objetivos são, portanto, fornecer às organizações uma abordagem consistente, estruturada e com pragmatismo para prevenir ou minimizar os danos que as mudanças climáticas poderiam causar e também aproveitar as suas oportunidades. A aplicação dessa abordagem permite que as organizações considerem adequadamente a adaptação às mudanças climáticas ao projetar, implementar, melhorar e atualizar políticas, estratégias, planos e atividades.

Da Redação – 

Normalmente, há incertezas inerentes aos cenários climáticos, projeções climáticas e outras formas de dados utilizados (incluindo dados não climáticos) na tomada de decisões de adaptação, incluindo aquelas provenientes de dados vindos de sistemas de monitoramento, resultados de modelos e de avaliações de impacto. A empresa deve entender as fontes de incerteza e como elas se propagam pelas formas de análise empreendidas e suas implicações para os resultados.

Deve estabelecer e aplicar os procedimentos de gestão da qualidade para gerenciar dados e informações, incluindo a avaliação da incerteza, pertinentes para a coleta de dados e cenários selecionados no planejamento de adaptação. A organização deve documentar a influência que as incertezas têm sobre os resultados das avaliações de impacto.

A organização deve documentar os métodos utilizados e as premissas feitas ao lidar com a incerteza, juntamente com as fontes de dados e informações. Deve usar o pensamento sistêmico que consiste em entender o sistema complexo, não linear e interconectado no qual uma organização opera. Grandes organizações são siste...

Artigo atualizado em 16/01/2024 03:05.

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